Os Dez Mandamentos – Êxodo 20

Os dez mandamentos são as duas tábuas da lei, que foram escritas pelo dedo de Deus. E deu a Moisés (quando acabou de falar com Ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Êxodo 31:18). Em uma tábua estavam quatro mandamentos que são sobre nosso relacionamento com Deus, podemos chamar de relacionamento vertical da vida que é sempre o primeiro, esses quatro primeiros mandamentos governam nosso relacionamento com Deus.

Ø  Amar a Deus com todo teu entendimento:

1 – Não terás outros deuses diante de mim (Deus primeiro);

2 – Não farás para ti imagem de escultura (proibindo idolatria);

3 – Não tomarás o nome de seu Deus em vão (não falar sem propósito);

4 – Lembra-te do dia do sábado para santificar (separar tempo para adorar a Deus e para descansar);

Na segunda tábua contém seis mandamentos, estes mandamentos que devem reger nosso relacionamento com as pessoas, chamamos de mandamentos horizontais, porque eles governam o relacionamento horizontal do homem.

Ø  Amar ao próximo como a ti mesmo:

5 – Honra teu pai e a tua mãe, que seus dias serão longos na terra (promessa);

6 – Não matarás (A lei oficial deve ser cumprida, caso contrário, a espada não será usada em vão, se quiser se dá bem com o oficial da lei, obedeça a lei, Deus estabeleceu a lei e a ordem. A lei que Deus estabelece é a ira de Deus contra o mal. O espírito deste mandamento é a vida na mão de Deus, Deus deu a vida e só Ele pode tirar);

7 – Não cometerás adultério (o espírito deste mandamento é o direito dos filhos, este é o plano de Deus: Estabelecer parceiros para as pessoas para que se tornem pais e eles farão pessoas que se tornarão também parceiros e pais. Casamento ou lar é o contexto seguro que Deus quer dar para os filhos, para que eles sejam criados e preparados para a face da vida. A segurança dos filhos depende do compromisso e da fidelidade do casal);

8 – Não roubarás (Semear e colher, acumulamos certos ativos nas nossas vidas, quando rouba, viola a ordem de Deus);

9 – Não dirás falso testemunho (é dar falsa impressão de algo);

10 – Não cobiçarás (Não devemos comparar nós mesmos com os outros e nem invejar o que os outros possuem).

Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos.
Guarda os meus mandamentos e vive a minha lei, como a menina dos teus olhos.
Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. Prov
érbios 7:1-3.

Dez mandamentos

 

Seja um Missionário, basta somente curtir ou compartilhar que você estará contribuindo com as Missões. Que Deus lhes abençoe grandemente.


Anúncios