Josué

 

Josué: Significa salvador, escrito por Josué.

A mensagem do livro de Josué é: Tome posse de sua herança espiritual. Josué foi assistente e o sucessor de um homem de Deus, chamado Moisés, Moisés treinou muito bem seu sucessor, foi por isso que o povo teve tantas vitórias sob a liderança de Josué, além de treinar Josué muito bem, Moisés também reproduziu características suas no treinamento que deu a Josué, transmitindo para ele toda sua experiência.

Josué e Jesus têm o mesmo significado (salvador), portanto Josué é uma figura de Cristo como Senhor que não apenas nos salva e liberta, mas também nos leva a terra prometida das bênçãos espirituais. A palavra chave da nossa salvação ou da libertação do Egito espiritual é CRER, a palavra chave para entrar na terra prometida das bênçãos espirituais de Deus é OBEDECER, de certa forma estamos falando de FÉ, quando falamos de obediência, a palavra fé significa compromisso, tipo de compromisso que faz a pessoa obedecer.

Salvacao

Josué tinha quarenta anos na época do êxodo, lembre-se Josué e Calebe foram os únicos sobreviventes da primeira geração que peregrinaram pelo deserto, porque quando eles voltaram de espiar a terra de Canaã, foram os únicos que trouxeram relatórios positivos. Deus levou em conta a fé deles, isso garantiu sua sobrevivência, mas Josué tinha oitenta anos quando recebeu o chamado para liderar o povo na entrada da terra de Canaã e na conquista de sete nações que defendia suas terras e que eram mais fortes do que os Israelitas.

Quando morreu, Josué tinha cento e dez anos, e durante toda a sua vida, mostrou ser um homem de força, demonstrou liderança, genialidade militar e acima de tudo muita fé, ele não ouviu seu chamado de uma sarça ardente como Moisés, ele não recebeu seu chamado diretamente de Deus, ele recebeu seu chamado de um velho homem que conhecia Deus e que Deus o conhecia também, esse velho homem era Moisés. Moisés recebeu a palavra de Deus no Monte Sinai, diretamente de Deus na sarça ardente, Josué foi exortado a ler a palavra escrita de Deus, essa prática começou com Josué, quando assumiu a liderança, Josué foi informado que deveria obedecer aos mandamentos de Deus, deveria ler e pensar neles dia e noite.

dez mandamentos dia e noite

Antes de dar a terra de Canaã ao povo de Israel, Deus já tinha prometido os seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.
O título de propriedade da terra de Canaã era incondicional, Deus já deu incondicionalmente, mas a conquista e a posse dessa terra estavam condicionadas. Co¬mo prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês (Josué 1:3). Quando o povo de Deus estava prestes a atravessarem o rio Jordão e invadirem Canaã, ouviram essas palavras, vocês tomam posse: Orando tomam posse da adoração, adorando tomam posse das escrituras, quando as lêem, compreendam e aplicam, dando um passo de cada vez, tomam posse de seus bens espirituais ou de suas bênçãos espirituais.

Orando

Deus já nos deu tudo que precisamos para viver uma vida santa que você precisa conhecer para relacionar com Deus. Não temos todas as bênçãos espirituais em nossas vidas, porque não pedimos e porque não cremos, se as bênçãos estão à nossa disposição, deve ser por isso que não pedimos, aparentemente não compreendemos que existe uma parte ligando tudo que Deus nos deu, a nossa capacidade de reivindicar, apropriar-se, isso é uma razão que Deus nos deu o livro de Josué, neste livro existem várias ilustrações sobre fé, Abraão ilustra a fé, mas Deus não encerrou o assunto. O que é a fé? Como ela funciona? Isso porque fé é a peça principal, nós temos tudo, temos a terra de canaã espiritual, mas não a possuímos isso porque não compreendemos realmente o que é a fé. Graça é o favor de Deus que não merecemos. Graça é uma boa figura da terra prometida e das bênçãos espirituais. Quando a graça atua em nossa vida, quando você tem fé para se apropriar da graça, a palavra em grego passa a ser chamada de carisma. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra (2 Coríntios 9:8). Você já teve um como daqueles dias em que não se sente dono de nenhuma daquelas bênçãos espirituais? Se Deus nos faz abundar em toda graça para que tenhamos plena suficiência todo tempo, porque temos dias ruins? Há várias respostas para essa pergunta. No livro de Josué existe uma terra que em termos geográficos são literais, essa terra é a terra de Canaã, o povo de Deus teve de entrar nela e conquistar uma cidade de cada vez, derrotar uma nação por vez, mas a aplicação devocional para o livro de Josué não tem a ver com uma terra geograficamente falando, tem a ver com o carisma, tem a ver com graça, você acredita que Deus pode fazer super abundar em toda graça, para não de vez em quando, mas sempre encontrar em Deus sua graça, a suficiência para fazer aquilo para que Ele o chamou, não fraquejando, mas super abundando em tudo que Ele planejou para você. A terra de Canaã ilustra o propósito de salvação para o povo de Israel e sua libertação do Egito que é a salvação, é a figura do propósito da salvação deles. Deus nos salvou pela graça mediante a fé. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus (Efésios 2:8). Precisamos viver esse presente, essa graça.

Bencaos espirituais

O povo de Israel entra na terra de Canaã, quando Moisés passou a capa de liderança sobre Josué. Josué ficou cheio do espírito depois que Moisés impôs as mãos sobre ele e o abençoou.

O povo de Israel obedecia Josué, segundo os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés. Depois que Moisés, o discípulo de Deus morreu. Deus falou com o assistente dele: Josué, meu discípulo, Moisés morreu, você é o novo líder de Israel, então lidere meu povo, seja forte e corajoso, você será um bom líder para o meu povo, você só precisa ser forte e corajoso e seguir toda lei que Moisés deu a você, porque se você tomar o cuidado de obedecer cada uma das leis, será bem sucedido em tudo que fizer, relembre essas leis ao povo constantemente, você deve meditar nelas de dia e de noite para ter certeza de que vai obedecê-las totalmente, só assim você será bem sucedido, seja forte e corajoso, lembre-se que o Senhor seu Deus está com você aonde quer que você vá. É propósito de Deus que todo líder treine um sucessor, nessa transição de liderança observamos, que teve um tempo em que Moisés liderava e Josué seguia depois Josué liderava e o povo seguia, isso mostra que o método deu certo.

A essência da ética cristã é sempre dizer a verdade e nunca uma mentira se quer. Nos capítulos primeiros de Josué temos a perpetuação da fé de Moisés para Josué, depois temos as perplexidade da fé e depois temos ainda essa linda figura da fé. Quando estudar Raabe a prostituta, não se esqueça que o mais importante é a fé, foi à fé de Raabe que a salvou. Todos são salvos pela fé.

Gedeão fez a prova do novelo de lã e foi honrado por Deus, quando tomamos um passo de fé, Deus nos encoraja, para que saibamos que estamos andando no caminho, Deus confirma nossos passos.

O povo atravessou o Jordão, o rio se abriu e eles atravessaram para outra margem em terra seca, construíram ali uma coluna de pedra, com o propósito de lembrar os adultos a instruírem as suas crianças.

No capítulo seis de Josué, o plano estratégico que Deus deu a Josué na noite anterior a batalha, esse plano foi seguido ao pé da letra, o povo de Deus recebeu ordens para sair do acampamento e marchar ao redor da cidade de Jericó, os homens armados seguiam na frente, depois vinham os sete sacerdotes segurando as trombetas de chifre de carneiro, atrás deles vinham alguns sacerdotes carregando a arca e por último o restante dos homens armados e o resto do povo, no primeiro dia eles deveriam marchar ao redor da cidade e voltar ao acampamento onde passariam à noite, na manhã seguinte fariam a mesma coisa e assim deveria fazer durante sete dias, no entanto no sétimo dia eles deveriam marchar ao redor da cidade sete vezes, eles receberam ordens de dar um total de treze voltas ao redor da cidade, considerando que o povo estava lutando contra uma cidade fortificada por muros tão largos que as casas eram construídas sobre eles, essa era a estratégia, geralmente colocavam aqueles que não usavam armas como crianças e mulheres nos topos das muralhas, quando o inimigo aproximava-se dos muros, eram atacadas com carvão em brasa e pedras que vinham dos altos das muralhas, lembre-se que um dos maiores generais Abimeleque, morreu porque se aproximou muito do muro, encontramos essa história no livro de Juízes, uma velha segurava uma pedra de moinho, aquela senhora jogou a pedra bem na cabeça de Abimeleque, com seu crânio fraturado, Abimeleque disse ao seu escudeiro: Pegue a sua espada e mate-me, para que não digam que uma mulher me matou.

O povo de Israel era temido e respeitado naquela cidade. Depois de marchar uma vez durante seis dias ao redor do muro de Jericó, no sétimo dia eles marcharam sete vezes e depois de marcharem pela sétima vez no sétimo dia, Josué ordenou o povo: gritem, então cerca de duas ou três milhões de pessoas começaram a gritar, imaginem o barulho que esse povo fez, gritando todos ao mesmo tempo, nesse livro fala que as muralhas caíram pela fé, especialmente a fé de Josué, Josué ficou bem lá na frente liderando todo aquele povo, foi preciso ter fé para expor todo o povo a tantos riscos junto aquelas muralhas. Depois de Josué ter obedecido a Deus em todos os detalhes, Josué sabia que aquele era o plano de Deus, ele sabia que tinha sido Deus que tinha mandado, por isso ele executou aquele plano.

No livro de Josué capítulo seis, descreve que tipo de fé nos possibilita a entrada na nossa terra prometida espiritual e receber o carisma para viver uma vida de santidade, esse tipo de fé é prático, não é nada místico, nem subjetivo, não é difícil entender o conceito de fé, fé é obediência, obediência é uma expressão de fé, porque fé é caminhar, a fé que caminha é a fé que funciona e é esse tipo de fé que vence a batalha, a fé que vence a batalha de Jericó é a fé que funciona.

fe

Se você realmente quer obedecer e quer saber, terá que colocar em prática, terá que tomar uma atitude. Jesus disse: Você se compromete voluntariamente e depois se convence intelectualmente, primeiro você anda em redor de Jericó e depois descobre a fé que funciona e a fé que dá vitória, mas antes você tem de se comprometer a andar.

Os intelectuais falam: Ver para crer, mas o Salmo vinte e sete coloca as coisas de outra forma, Deus disse: Crer para ver. Às vezes Deus testa nossa fé.

A fé é prática, a fé caminha, a fé funciona, a fé vence as batalhas da vida.

Logo depois que Jericó foi conquistado, os filhos de Israel subiram para a cidade de AI, era uma cidade relativamente pequena, eles mandaram um pequeno destacamento de soldados para a cidade, os soldados acabaram fugindo dos seus inimigos, os homens de AI perseguiram e mataram aqueles soldados hebreus, quando isso aconteceu, Josué caiu com o rosto em terra, eles só conquistaram a cidade de Jericó porque o Senhor estava com eles, eles fizeram tudo que o Senhor mandou. A única esperança do povo, era que o Senhor estava com eles, Josué sabia disso. Se os soldados foram derrotados na cidade de AI significava que Deus não estava com eles, Deus não estava abençoando o povo, então Josué soube que o problema era espiritual.

Se o trabalho de Deus não der certo é porque não há fundos suficientes. Todos nós precisamos de um milagre para que sirva de estímulo, quando fica óbvio que Deus não está conosco, temos que prostrar até descobrir o porque. A razão pela qual Josué caiu com seu rosto em terra, ou quando soube da derrota na cidade de AI.

A palavra dízimo não significa somente a décima parte, mas a primeira décima parte, a primeira décima parte de tudo é de Deus, de acordo com Deuteronômio, o propósito do dízimo é ensinar o povo a colocar sempre Deus em primeiro lugar de sua vida.

dizimo

Por isso quando eles conquistaram a cidade de Jericó, Deus disse: Vocês não ficarão com nada do espólio, é tudo meu, quando o povo de Deus estava no meio da batalha de Jericó, um homem chamado Acã, viu uma capa babilônica e achou muito bonita, ele também viu prata e ouro. Existe um padrão de pecado, ele é: vi, desejei e peguei. Acã pegou a capa, uma certa quantidade de prata e ouro, escondeu tudo isso, ele pecou, porque todos foram instruídos a não pegarem nada do espólio, mas ele pegou, roubou, mentiu e enganou, foi por isso que o povo de Deus foi derrotado na batalha de AI.

Aprendemos uma lição sobre o pecado com essa atitude de Josué prostrado diante de Deus. Aprendemos que a certas ocasiões em que a vontade de Deus é tão óbvia que é hora de agir. Deus disse a Josué: Israel pecou e violou a aliança que eu o ordenei, apossou-se de coisas consagradas, roubou, escondeu e colocou junto de seus bens, por isso os Israelitas não conseguiram resistir os inimigos. Não estarei mais com vocês se não destruírem do meio de vós o que foi consagrado à destruição, foi então que Josué teve que passar em revista as tropas, ele mandou que todas as tribos se apresentassem, o Espírito Santo indicou de qual tribo vinha o pecado, então a tribo veio à frente, veio uma família de cada vez, Deus disse: é dessa família, quando a família apresentou-se na frente de Josué, Deus disse é esse homem, seu nome era Acã, depois dessa busca que Josué fez no meio de todo o seu povo, Acã teve certeza que Deus estava com ele, Josué não precisou fazer muita coisa para que Acã confessasse, ele disse a Acã: porque você pecou contra Deus? Acã fez aquela confissão: bom, eu vi, desejei e peguei. Acã foi destruído com tudo que possuía, a seguir Deus disse: Voltem para AI e Eu serei com vocês agora.

pecado

Aplicação devocional: Deus não estará conosco se houver pecado em nossas vidas e também, Deus não estará conosco, se houver desejo de pecado em nossas vidas, segundo as escrituras, o pecado causa um curto-circuito em nosso relacionamento com Deus, não podemos esperar as bênçãos de Deus sobre nós e sobre as coisas que fazemos se estivermos em pecado, mesmo que os outros não saibam de nada, a palavra confessar é composta de duas palavras: falar e a mesma coisa, ou seja: falar a mesma coisa, nós não podemos esperar as bênçãos de Deus se não andarmos em obediência. Quando Deus aponta esse pecado em nossa vida, você deve eliminar esse pecado para que as bênçãos do Senhor retornem para você. Na segunda batalha de AI, a Cidade ficou totalmente destruída. As batalhas de Jericó e AI nos mostram, que Deus as vezes nos dá um plano somente para testar nossa fé, mas isso não é regra, a regra é que Deus é um Deus de ordem e de projeto, por isso podemos contar que Deus sempre tem um plano.

Três inimigos da fé:
O mundo
A carne
O adversário

Um dos elementos mais importantes da fé é o discernimento. Para viver uma vida de fé, você precisa conhecer a vontade de Deus.

Para saber qual é a vontade de Deus para sua vida, você tem que ter o Espírito Santo, para que Ele dê a você discernimento espiritual e para uma pessoa ter a orientação do espírito santo, ela precisa ser uma seguidora de Cristo. Muitos acreditam que Jericó é a figura do mundo, pois somos atraídos pelo mundo, pela capa, pela prata e pelo ouro, vemos, desejamos e pegamos. As coisas do mundo nos distraem e o mundo é um grande inimigo da nossa fé.

Geralmente a carne está associada com nossa tendência ou disposição para o pecado. Jesus disse: O Espírito está pronto, mas a carne é fraca, portanto o espírito pode vencer a carne, se ela estiver sobre a perspectiva correta.

fe discernimento

Calebe entrou e tomou posse da cidade de Hebron, de que Moisés havia prometido a ele, ele apresentou-se a Josué reivindicando sua cidade e recebeu permissão para conquistá-la. Essa é uma linda ilustração da perspectiva positiva de fé, mas o livro de Josué também possui uma perspectiva negativa de fé, nós vemos isso entre o capítulo quatorze a vinte e três, esses capítulos contam que os filhos de Israel não expulsaram os povos que existiam na terra de Canaã, Deus havia ordenado guerra e extermínio, se eles tivessem executados as guerras e extermínio contra as nações de Canaã, mais tarde não teriam sido escravizados. Isso tem uma aplicação devocional: Algumas pessoas fazem referência a conquistar Canaã que ainda não conquistaram em suas vidas. Deus nos manda entrar na terra de canaã e conquistá-la por completo, vitória completa sobre nossa canaã espiritual, muitos são libertos do Egito espiritual, muitos nunca chegam nem a entrarem em Canaã, uns entram, mas não conquistam muito dela, talvez uma ou duas cidades, talvez é o máximo que conseguem conquistar. Tome posse de sua bênção espiritual, conquiste a terra de Canaã e extermine o advesário.

Orientacao de Deus

<― Anterior Próxima ―>

Anúncios

Uma resposta em “Josué

  1. Pingback: Josué | Estudo Bíblico Áquila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.