II Crônicas

Crônicas significa: Coisas omitidas Escrito por Esdras.

O templo é construído por Salomão no monte de Moriá onde o Senhor se tinha mostrado a Davi seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, jebuseu. II Crônicas 3:1.

O interessante em II Crônicas que o pecado de Salomão também é omitido, o pecado de Salomão é mais uma das belas omissões das crônicas de Esdras. Há muitas coisas que foram omitidas por Deus e que não foram omitidas pelo homem, algumas dessas omissões foram impressionantes, por exemplo, o reino do norte de Israel foi totalmente ímpio, durante toda a sua existência não houve nem um rei bom no reino do norte e aqui está um fato impressionante a respeito do reino do norte, em seu relato, Esdras não mencionou mais o reino do norte depois que contou sobre a divisão do reino, essa foi uma das omissões e nisso encontramos uma aplicação impressionante.

Todos nós queremos crer que somos importantes que fazemos diferença que fazemos algo importante, como crentes nós deveríamos sempre desejar muito mesmo fazer diferença onde estamos, quando levantamos pela manhã, deveríamos sentir com o que faremos naquele dia terá significado, deveríamos ter um senso de destino e de dever em relação a nossa vida no dia a dia, deveríamos nos sentir como uma vela acesa, Deus acendeu essa vela e escolheu um lugar específico para ficarmos, somos parte daquilo que Deus está fazendo no mundo isso torna nosso dia muito empolgante.

Quando você tem essa perspectiva na sua vida pode imaginar Deus relatando período da história no qual você está vivendo e ignorando tudo aquilo que você viveu antes, é assim que Deus trata o reino do norte nos livros de Crônicas, é impressionante perceber que quando Deus relatou esse período da história aqueles reis que tinham vivido, morrido, reinado e o que fizeram no reino do norte nem são mencionados, eles não são mencionados porque eles não se encaixam em nenhum dos planos e propósitos de Deus.

A omissão de qualquer situação em relação ao reino do norte nos livros de Crônicas é definitivamente uma notícia boa. Nos livros de Samuel e de Reis todos os reis receberam destaques ímpios ou não, mas nas crônicas os reis que são destacados nos dois reinos são aqueles que foram instrumentos para trazerem reavivamento, restauração e reforma para o povo de Deus, alguns reis do reino do sul como Azafe e Josafá, Joás, Ezequias e Josias que foram instrumentos para trazerem boas coisas para o reino, esses reis receberam destaque em Reis e em Crônicas, os reis que não fizeram nada ou os ímpios não são mencionados em Crônicas, isso mostra o que é importante para Deus.

Havia um homem chamado Hilquias que trabalhava para o templo quando este estava sendo restaurado, Hilquias encontrou alguns rolos das escrituras, isso aconteceu quando Josias era rei, o povo estava tão decadente e apóstata que tinha esquecido completamente o que eram as escrituras, Hiquias ficou empolgado quando disse: Olhem o que achei, acho que são os mandamentos de Deus, as próprias palavras de Deus, Hilquias estava certo, os rolos eram as escrituras, mais tarde aqueles rolos foram lidos para o rei Josias, quando Josias conheceu os mandamentos de Deus e percebeu que eles não estavam sendo obedecidos tremeu diante da palavra de Deus.

Esdras era descendente de Hilquias, como veremos quando estudarmos o livro de Esdras, Hilquias deve ter tido uma grande influência na vida de Esdras. Esdras era um grande professor das escrituras, ele deu uma grande contribuição e reacenderam o interesse pela palavra de Deus, esse reavivamento iniciou-se nos dias de Josias, Esdras foi o homem que organizou o velho testamento no formato que nós temos hoje, tudo isso está registrado em Crônicas porque as escrituras são muito importantes sob a perspectiva de Deus.

Em Samuel e em Reis esse período da história foi relatado do trono sob a perspectiva política nacional, em Crônicas esse mesmo período é relatado do altar ou do templo, ou seja, sob uma perspectiva espiritual, quando comparamos as crônicas vemos que elas são uma interpretação ou um comentário sobre o livro dos Reis, por isso que nos livros de Reis lemos sempre: Consulte as Crônicas, quando você leu nos livros de Reis sobre um determinado rei o autor menciona que a história desse rei está relatada no livro de Crônicas, os livros de Reis mandam o leitor consultar as Crônicas porque o autor de Reis que é o Espírito Santo quer que você tenha uma perspectiva espiritual a respeito daquele rei ou daquele acontecimento.

Relato periodo da historia

É em II Crônicas 21:6 que você fica sabendo porque Josafá uniu-se a um rei tão ímpio como Acabe, eles tinham netos em comum, porque seu filho Jeorão que sucedeu seu trono havia se casado com a filha de Acabe, talvez seja por isso que eles estivessem juntos em I Reis 22.

Um dos versículos mais importantes das Crônicas é o de II Crônicas 7:14, nesse versículo ouvimos uma palavra do templo para o palácio, uma palavra do templo da vida religiosa para a vida política da Nação, uma aliança que Deus ofereceu ao seu povo, no Salmo 23:3 vemos Deus oferecendo ao povo que precisava de restauração e reavivamento, os caminhos de justiça que restaurariam as suas almas, quando nos aproximamos de Deus que precisamos que nossas almas sejam restauradas descobrimos que Deus é muito prático, Ele nos diz: Venha, ande nos caminhos de justiça e esses caminhos restaurarão ao sua alma, esses caminhos de justiça são: Humilhar-se, orar, buscar a face de Deus e afastar-se dos caminhos dos ímpios. Cada um de nós deveríamos ter este versículo guardado no coração, depois ele deveria ser aplicado em todo País.

Caminhos de justica

Leia as Crônicas lembrando o que leu em Samuel e em Reis e observe o que é omitido pelos homens e não é omitido por Deus, depois observe o que não é omitido pelos homens, mas é omitido por Deus, observe a diferença entre o relato sobre esse período da história em que Deus fez e o relato do mesmo período feito pelo homem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.