I Crônicas

Crônicas significa: Coisas omitidas, escrito por Esdras.

Coisas omitidas, nome bem apropriado para os livros de Crônicas, o título possui três aplicações:

A primeira razão é que existiam algumas coisas sobre esse período da história que foram relatadas nos livros de Samuel e de Reis e omitidas nos livros de Crônicas, Esdras queria contar a história completa;

A segunda razão para esse título é que Esdras acreditava que quando Deus considerava esse período da história, Ele omitia alguns fatos que encheram muitas páginas, nos livros de Samuel e de Reis como os pecados de Davi;

A terceira razão e talvez a mais importante para a repetição desse período da história nos livros de Crônicas é que Esdras acreditava que os livros de Samuel e de Reis relataram esse período da história sob a perspectiva humana. Esdras acreditava que esse período da história deveria ser relatado sob a perspectiva espiritual Divina, há uma grande diferença entre perspectiva divina e perspectiva humana. O Profeta Isaías afirmou em Isaías 55:8 que Deus falou o seguinte: Os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, Deus estava dizendo que há muita diferença entre a maneira como você pensa como ser humano e a maneira como Ele pensa e faz as coisas como Deus. Há muita diferença entre esses dois pontos de vista assim como céus e terra são diferentes. Deus estava falando para Isaías: Se você quer a perspectiva humana e Divina juntas aproximem-se da palavra de Deus porque ela dará a você a minha perspectiva de tudo, é por isso que temos mais um relato desse período da história.

Relato periodo da historia I Cronicas

Há uma diferença enorme entre a maneira como o homem e Deus relataram esse período da história, compare os livros de Crônicas com o que você já leu nos livros de Samuel e de Reis, é empolgante comparar essas duas perspectivas, nos livros de Crônicas, Esdras relatou esse período da história sob a perspectiva Divina, nos livros de Samuel e de Reis esse período da história foi relatado sob a perspectiva humana por exemplo, quando você compara os dois relatos perceberá algumas omissões, você está lembrado que em II Samuel lemos todos aqueles capítulos de 11 a 18 totalmente dedicados aos detalhes sórdidos do pecado de Davi e suas conseqüências? Nos livros de Crônicas esse pecado nem é mencionado, o pecado de Davi é uma das coisas que foram omitidas nos livros de Crônicas, essa é uma boa notícia, essa omissão significa que o meu pecado não será mencionado quando eu estiver diante de Deus porque confiei em Jesus Cristo e na salvação que ele me deu.

Nós podemos mencionar vários contrastes nos livros de Samuel e de Reis, a ênfase está na vida e na pessoa de Davi e também na sua liderança, nas Crônicas a ênfase está na linhagem e na casa de Davi, a casa de Davi é o que há de importante quando Deus relata esse período da história, a linhagem de Davi é outra razão pela qual Judá recebe tanta ênfase nas Crônicas, o Messias veio através da tribo de Judá por isso Deus queria dar mais enfoque a tribo de Judá, observe também a explicação para o sucesso político de Davi, Davi foi abençoado no seu reinado para dar alegria ao povo de Deus, é por isso que Deus queria que ele fosse um grande líder.

As Crônicas mostram para nós a grande contribuição que Davi deu quando trouxe a música para a adoração, é por demais importante para nossa vida também de adoração e comunhão com Deus, em I Crônicas 25 lemos como Davi organizou os corais e os músicos, Davi tinha uma grande orquestra e um coral de milhares de Levitas, hoje nas igrejas nos beneficiamos desse casamento que Davi fez entre a música e a adoração, a contribuição de Davi para a adoração é enfatizada nas Crônicas apesar de ser omitidas nos livros de Samuel.

Nos livros de Crônicas encontramos a explicação porque Davi não teve permissão para construir uma casa para Deus, em Reis e em II Samuel 7 lemos simplesmente que Davi não teve permissão para construir a casa de Deus, lemos que foi porque Deus não precisava de uma casa, mas nas Crônicas onde temos a perspectiva divina fomos informados que Davi não construiu a casa de Deus porque ele era um guerreiro, Davi tinha derramado muito sangue. I Crônicas 28:3.

Em I Crônicas 28:11 lemos que Davi dá a Salomão o desenho do templo, em I Crônicas 22 lemos também que ele fez preparativos para edificar o templo.

Leia as Crônicas lembrando o que leu em Samuel e em Reis e observe o que é omitido pelos homens e não é omitido por Deus, depois observe o que não é omitido pelos homens, mas é omitido por Deus, observe a diferença entre o relato sobre esse período da história em que Deus fez e o relato do mesmo período feito pelo homem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.