Educação Espiritual dos nossos filhos

A Bíblia Sagrada tem uma inspirada filosofia de educação espiritual para os nossos filhos.

Primeiro fundamento descrito é a PALAVRA REVELADA absoluta de um Deus absoluto;

Segundo fundamento em que a palavra de Deus está baseada é a RESPONSABILIDADE. A palavra de Deus deve habitar em seu coração para que você possa ensinar ela a seus filhos. Os pais que devem ensinar os filhos, Deus quer que os pais ensinem as escrituras para as crianças, esta responsabilidade Deus a delegou aos pais.

Terceiro fundamento do método de educação é o RELACIONAMENTO. Quando os pais devem ensinar o caminho de Deus para os seus filhos: Tu as encucarás aos teus filhos e dela falarás: assentado em tua casa, andando pelo caminho, deitando-te, levantando-te (Deuteronômio 11:19).  Nós pais não temos a menor idéia de que gastar tempo com os filhos são importantes para eles. Relacionamento é uma das bases fundamentais desse processo.

O quarto fundamento sobre qual o método de educação de filhos está firmado é REALIDADE, o que as escrituras nos exortam para que a palavra habite no seu coração, para que você ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças (Deuteronômio 6:5) e depois ensine diligentemente aos seus filhos, lembre-se, não transmitimos a eles nossos valores através de sermões, o que transmite a eles é aquilo que realmente é importante para nós. Jesus disse: Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração (Mateus 6:21). As ATITUDES que transmite os valores reais para os filhos.

A educação dos nossos filhos envolve a revelação da palavra de Deus: responsabilidade, relacionamento e realidade.

O livro de Deuteronômio nos mostra: Quando o povo de Israel obedecia às leis de Deus, Deus os abençoava, quando eles desobedeciam às leis, ficavam debaixo da maldição de Deus, uma das palavras chave do livro de Deuteronômio é obediência, outra é amor (amar a Deus de todo o seu coração). Esse sermão exorta amar a Deus sobre todas as coisas e nunca esquecer as coisas que Deus fez por eles.

Dez mandamentos

Lembrem-se como Deus trabalhou nas suas vidas, lembrem-se dos milagres que Ele operou. Esses milagres de Deus têm um efeito profundo e eterno nas suas vidas, vocês falem para os seus filhos sobre esses milagres. A seguir há uma orientação para que eles tomem cuidado para não quebrar o centrado com Deus, nós poderíamos usar a palavra aliança, aliança é um contrato entre Deus e o seu povo, esses contratos são bem explícitos, se não cumprissem o contrato, deixaria de haver contrato, Deus não teriam que abençoá-los, se eles não fossem obedientes, isso é uma importante advertência, nunca quebre o seu contrato com Deus. O propósito do método educacional é produzir adultos que vão amar a Deus e obedecer a Deus para sempre.
Você jamais produzirá adultos em sua casa, se você não for para os seus filhos um exemplo daquilo que você ensina, um exemplo é uma grande mensagem.
A Bíblia nos mostra a respeito da educação espiritual de nossos filhos: Tenhas muito cuidado em obedecer todos os mandamentos que vos ordeno, nem só de pão vive o homem, mas de tudo o que sai da boca do Senhor. Toda palavra e toda lei de Deus que saiu do coração d’Ele é para nos ver bem, Deus sabe o que é a vida, Ele a criou e sabe como vivê-la plenamente. Jesus disse: Eu vim para que tenha vida e a tenha em abundância. Graça é um favor imerecido de Deus, nós não merecemos, mas Deus teve graça. “Eu amo você incondicionalmente” esse é o significado da palavra graça.
Ensina o teu filho no caminho em que deves andar e quando envelhecer não se desviará dele (Provérbios 22:6)

organograma criacao dos filhos2

Disponibilize um pequeno espaço no quarto do seu filho e coloque o nome de Cantinho da Oração, cole versículos na parede, separe um lugar e cole ali os pedidos de oração, ao orar para dormir, peça ele que escolha alguns versículos e leia para ele, conte historinhas da bíblia e ore com ele, com certeza ele vai amar.

Oracao filho

Anúncios

4 respostas em “Educação Espiritual dos nossos filhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.