Os Pecados de Davi – II Samuel 11:1-27

E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.
E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.
Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra.
Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei.
Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa.
E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi à Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa?
E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.
E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias.
Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
Então enviou Joabe, e fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja.
E deu ordem ao mensageiro, dizendo: Acabando tu de contar ao rei todo o sucesso desta peleja,
E sucedendo que o rei se encolerize, e te diga: Por que vos chegastes tão perto da cidade a pelejar? Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro?
Quem feriu a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não lançou uma mulher sobre ele do muro um pedaço de uma mó corredora, de que morreu em Tebes? Por que vos chegastes ao muro? Então dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu.
E foi o mensageiro, e entrou, e fez saber a Davi tudo o que Joabe o enviara a dizer.
E disse o mensageiro a Davi: Na verdade que mais poderosos foram aqueles homens do que nós, e saíram a nós ao campo; porém nós fomos contra eles, até à entrada da porta.
Então os flecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu.
E disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não te pareça isto mal aos teus olhos; pois a espada tanto consome este como aquele; esforça a tua peleja contra a cidade, e a derrota; esforça-o tu assim.
Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, lamentou a seu senhor.
E, passado o luto, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor.

Estudo Bíblico

Pecado X Salvação

Devemos aprender as lições espirituais que Deus quer nos ensinar. Há duas dimensões para a mente humana: O consciente e o subconsciente.

Todos nós enfrentamos problemas com pensamentos conflitantes, em nosso consciente temos o pensamento positivo, o bom, por exemplo: O Senhor é o meu pastor e eu não vou me preocupar, pensamos isso e daqui a trinta segundos já estamos preocupados, com o resultado dessa preocupação acabamos doentes, os médicos dizem que os problemas físicos resultam da preocupação, não devemos nos preocupar porque Deus é o nosso pastor, nós vivemos em conflito.

Como lhe dar com esses pensamentos conflitantes? Os psicólogos dizem que construímos uma barreira em nossas mentes e isolamos nossos pensamentos conflitantes em dois compartimentos:

Um desses compartimentos tem a fé e dizemos: O Senhor é o meu pastor, quando dizemos isso para nós mesmos, não nos lembramos que estamos morrendo de medo, em outro compartimento estão às preocupações, enquanto ficamos preocupados, não nos lembramos que temos fé e que não devemos nos preocupar, isso leva-nos a um tipo de esquizofrenia espiritual, todo pensamento que temos em nosso consciente vai para o inconsciente e fica lá para sempre.

Cada um de nós possui um banco de memórias, a capacidade de lembrar-se de tudo pode variar muito, mas está tudo armazenado na memória, se uma pessoa estiver em conflito, esse conflito passa para o subconsciente onde permanece para sempre, dessa forma a pessoa constrói um armazém de conflitos em seu subconsciente, isso pode causar sérios problemas porque a mente é como um copo, quando o copo se enche de conflitos a pessoa passa a apresentar sintomas físicos, esses sintomas mostram que é melhor a pessoa resolver os problemas porque o conflito o está matando.

As escrituras nos mostra como lhe dar com tais conflitos, a Bíblia manda resolvê-los, os terapeutas também dizem: Olha, o seu problema é que você tem conflitos demais, mas como resolver os problemas dos conflitos? Os terapeutas seculares não levam em conta os padrões quando lidam com os conflitos porque para muitos deles não existem absolutismo moral, mesmo que esses profissionais apliquem em suas vidas pessoais conceitos morais, eles não julgarão conceitos relacionados à vida de seus clientes, para eles essa é uma questão religiosa e eles devem ficar fora dessa área. Eles vão dizer para o paciente que eles devem decidir o que fazer para resolver seus conflitos.

A Bíblia é moral e nos ensina que há o certo e o errado, se você tem um padrão de integridade, de retidão e seu estilo de vida não se encaixa com esses padrões, você está fazendo seu próprio corpo adoecer, se você diz: O Senhor é o meu pastor e eu não temerei, mas na verdade está morrendo de medo e preocupação, então você está enchendo seu subconsciente de conflitos.

Uma das formas mais intensas de conflito é a culpa, mas a culpa pode ser algo bom, porque se você se sente culpado isso significa que você possui um padrão de retidão, significa que você tem integridade, sua culpa mostra que você crê que há um padrão de certo e errado e que você não está vivendo de acordo com esse padrão.

Jesus declarou: Os olhos são a candeia do corpo, se os olhos forem maus todo o seu corpo será cheio de trevas, há muita gente vivendo nesse tipo de escuridão, de acordo com nossos padrões elas podem estar vivendo na imoralidade e dorme à noite porque não tem moral.

As escrituras nos ensinam a resolvermos nossos conflitos da seguinte maneira: Já que a lâmpada do corpo são os olhos, se você enxerga bem, se sua visão está correta e você vive da maneira como enxerga a vida, todo o seu corpo será cheio de luz, as escrituras dizem que podemos resolver nossos conflitos vivendo conforme aquilo que cremos.

Muitas pessoas tentam lhe dar com os seus problemas de culpa dizendo a si mesmas que não existe certo ou errado e que, portanto, não há razão para se sentirem culpadas, essa não é a maneira de acabar com o problema da culpa.

Davi nos diz que resolvemos nosso problema de culpa quando conhecemos o padrão de Deus mesmo que esse padrão nos condene. Quando confessamos nossos pecados Deus restaura nossa alma.


Fe X Preocupacao

Cedo ou tarde todo homem se sentará para um banquete de conseqüências. Iremos descrever os três fatores do pecado e três fatores da salvação:

Os três fatores do pecado:

O primeiro fator do pecado: É que o pecado tem um CASTIGO, o castigo do pecado é uma das verdades básicas da Bíblia, o pecado sempre leva a um castigo, um castigo contemporâneo, um castigo futuro, é por isso que Deus teve que pagar um preço máximo e mandar Jesus Cristo a esse mundo para pagar por nós o castigo do pecado, a única maneira de retirarmos o castigo futuro de nossas vidas é crendo na morte de Jesus Cristo na cruz, viemos a este mundo com uma condenação sobre nós e a única maneira de resolvermos essa condenação é crer em Jesus Cristo, qualquer pessoa que crer não é condenado, mas se não crer em Jesus Cristo já está condenado, somos salvos do castigo futuro que é o inferno, é Jesus quem declara isso, somos salvos pelo castigo de desperdiçar a vida e jogá-la fora, é isso que é o castigo contemporâneo jogar a vida fora, desperdiçá-la.

O castigo contemporâneo do pecado é a escravidão, as pessoas não são livres, Jesus falou muito sobre a escravidão do pecado, as pessoas não fazem aquilo que querem fazer, as pessoas fazem aquilo que tem que fazer, as pessoas são controladas pela compulsão e por hábitos, isso quer dizer que não são livres.

A salvação liberta as pessoas de sua escravidão, o pecado, porém tem o seu castigo contemporâneo e futuro.

O segundo fator do pecado é que ele tem PODER, se o poder do pecado derrubou um homem como Davi então seu poder é grande. Toda história de Davi está nos dizendo o que Paulo disse em I Coríntios 10 verso 12: Assim aquele que julgue estar firme, cuide-se para que não caia, no versículo seguinte ele fala da tentação que não fosse humana, se um homem como Davi foi derrubado pelo poder do pecado, quem somos nós para pensar que isso não acontece conosco, o pecado tem um poder muito grande, não subestime o poder do pecado.
O terceiro fator do pecado é que ele tem um PREÇO muito alto, em Romanos 6:23 Paulo disse que o salário do pecado é a morte e referiu-se também o banquete de conseqüências, aquelas ervas amargas que no final os pecadores sempre acabam tendo que comer, o salário do pecado é como um descarrilamento de um trem em câmera lenta, o pecado sempre tem um preço e o preço é a morte.

O terceiro fator do pecado são as CICATRIZES e suas manchas que algumas vezes não sai mais, o pecado tem suas conseqüências.

É hora de você realmente confessar o seu pecado, conversar com Deus, pedir perdão e aproveitar o sangue de Jesus Cristo que pode sim de verdade nos purificar de todo o pecado, nos lavar de todo pecado, aproveite essa oportunidade, confesse seu pecado, saiba que Jesus está sempre disposto, sempre pronto para perdoar e principalmente para nos dar uma nova vida, uma vida digna, na verdade a única vida que é digna de ser vivida é a vida com Jesus Cristo no coração, é a vida tendo realmente o Senhor Jesus comandando cada momento, talvez você esteja sofrendo por culpa, quem sabe você não consegue descansar a noite, tem procurado solução em outros cantos e não encontra solução.


Salvacao liberta

Os três fatores da salvação:

Jesus Cristo eliminou o castigo do pecado, as Escrituras chamam isso de EVANGELHO, o Evangelho é a única solução de Deus para o castigo do pecado. Jesus disse ao Rabino Nicodemos na noite em que eles passaram conversando: Eu Sou o filho único de Deus, sou a única solução de Deus e o único Salvador, Deus não tem outro salvador nem outra solução, quando vimos o que Jesus disse a Nicodemos percebemos que Ele deixou as outras religiões sem saída: Ou você crê ou você não crê em Jesus, naquela conversa com Nicodemos Jesus proferiu uma das mais dogmáticas declarações.

O Evangelho de Jesus Cristo representa a única maneira para remoção do castigo do pecado da sua e da minha vida, O Evangelho de Jesus Cristo é o primeiro fator da salvação.
O segundo fator da salvação são as BOAS NOVAS de que o Espírito Santo é maior do que o poder do pecado em nossas vidas. Em I João 4:4 afirma que Aquele que está em você é maior do que aquele que está no mundo, esteja certo de que o pecado tem um poder e o poder do pecado é muito grande, com exceção do poder de Deus, não há nenhum outro poder maior do que o poder do pecado. O poder de Deus é maior do que o poder do inimigo e do pecado.

O Apóstolo Paulo afirma que pelo poder do Espírito Santo somos mais do que super vencedores, não precisamos viver em pecado nem estar sob o poder do pecado, quando nos apropriamos da graça de Deus, podemos nos tornar super vencedores sobre o poder dos pecados em nossas vidas.

Paulo nos diz em sua carta em Romanos nos primeiros versículos do capitulo 5: Tendo sido pois justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, Jesus resolveu o problema do castigo do pecado, Paulo inicia a segunda parte na sua carta aos Romanos capítulo 5 no verso 2 dizendo: Por meio de quem obtivemos acesso pela fé e esta graça na qual estamos firmes e nos gloriamos da esperança da glória de Deus, temos paz com Deus.

Através de Cristo temos acesso também ao carisma, ao poder do Espírito Santo, que significa que podemos viver nesse mundo de maneira que glorifique a Deus, o poder do Espírito Santo é maior do que o poder do pecado.

O terceiro fator da salvação é chamado de JUSTIFICAÇÃO, esse fator estar relacionado às marcas e cicatrizes do pecado ao preço do pecado, aos olhos de Deus nem mesmo as cicatrizes do pecado são problemas, pois os seus pecados não são apenas perdoados é como se ele nunca tivesse acontecido, isso é justificação, aos olhos de Deus é como se nunca tivesse pecado, sem manchas, sem cicatrizes, sem traços de pecado aos olhos de Deus.

A justificação acontece em duas dimensões, é muito importante ser justificado aos olhos de Deus, mas às vezes também é importante ser justificado aos olhos dos outros que é o plano horizontal, mas a justificação só pode ocorrer no plano vertical, pois no horizontal as vezes ficam cicatrizes irreversíveis.

Aos olhos de Deus você não enfrenta nenhum problema, porque a justificação remove todas as manchas do pecado, quando Deus olha para a capa que representa a sua vida e ela está toda suja e manchada, Deus troca sua capa suja e manchada pela capa de Jesus, limpa e sem nenhuma mancha, a razão pela qual as Escrituras dizem: Vá e não peques mais e a razão pela qual também afirmo que é melhor não pecar é porque podemos manchar a nossa capa e também a capa do nosso próximo, manchas que a vista dos homens são irremovíveis.

Há certas coisas que não podemos desfazer, isso se encaixa muito bem no terceiro fator do pecado, o preço do pecado é alto e as cicatrizes às vezes são definitivas, a maioria dos pecados são gêmeos, é que quando pecamos, freqüentemente pecamos com mais um pessoa, nós a levamos outro ao pecado e quando nos convertemos, o que devemos fazer com as manchas que deixamos na vida dessas pessoas? É por isso que as Escrituras nos afirma: Escrevo-lhe essas coisas para que vocês não pequem, não pequem.

Devemos ficar longe do castigo e do poder do preço do pecado, não há nada de bom no pecado, o salário do pecado é a morte e não há nada de bom nas conseqüências do pecado. Deus pode usar as conseqüências dos nossos pecados se respondermos a essas conseqüências da maneira como Davi fez, Deus pode restaurar os anos que foram comidos pelo gafanhoto, Deus pode sarar as cicatrizes e tirar as manchas do pecado que são permanentes e irreversíveis, é por isso que as escrituras afirma que é melhor não pecar.

Hoje podemos contar com o sacrifício de Jesus na cruz que foi para levar os nossos pecados, mas para sermos perdoados precisamos confessar nossos pecados, precisamos entregar a nossa vida para o Senhor Jesus.

Tres fatores da salvacao.jpg

 

Seja um Missionário, basta somente curtir ou compartilhar que você estará contribuindo com as Missões. Que Deus lhes abençoe grandemente.

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.