Os filhos de Noé – Gênesis 9:20-27

20 Noé, que era agricultor, foi o primeiro a plantar uma vinha.
21 Bebeu do vinho, embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda.
22 Cam, pai de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora.
23 Mas Sem e Jafé pegaram a capa, levantaram-na sobre os ombros e, andando de costas para não verem a nudez do pai, cobriram-no.
24 Quando Noé acordou do efeito do vinho e descobriu o que seu filho caçula lhe havia feito,
25 disse:
“Maldito seja Canaã!
Escravo de escravos
será para os seus irmãos”.
26 Disse ainda:
“Bendito seja o Senhor,
o Deus de Sem!
E seja Canaã seu escravo.
27 Amplie Deus o território de Jafé;
habite ele nas tendas de Sem,
e seja Canaã seu escravo”.

Estudo Bíblico

Devido à corrupção generalizada da raça humana, arrependeu Deus de ter feito o homem, a terra estava corrompida diante da face de Deus.

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente (Gênesis 6:5).

Deus resolveu destruir o povo da terra através do dilúvio e pôr um fim naquela sociedade violenta, para continuar os planos de salvação para a humanidade através da família de Noé, a qual Deus deu instruções para construir uma arca e poupou Noé por ser um varão justo e reto diante D’ele, sua família e todas as espécies de seres vivos existentes, conforme Gênesis 6 a 9.

E era da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra. E entrou Noé e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca e os animais a qual o Senhor lhes havia ordenado, por causa das águas do dilúvio (Gênesis 7:6-8).

Quando terminou o dilúvio, Noé e sua família saíram da arca e foram abençoados por Deus. Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra (Gênesis 9:1).

E edificou Noé um altar ao Senhor, e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar (Gênesis 8:20).

A fidelidade de Noé foi realmente notável, porque no meio de um mundo absolutamente corrompido ele permaneceu firme e obediente perante o Senhor, e saíram da arca conforme o Senhor lhes havia ordenado, pois as águas já haviam secado sobre a terra, ofereceu um sacrifício ao Senhor, Deus se agradou e estabeleceu com ele uma aliança e a vida entrou na sua rotina normal.

E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra, e estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra (Gênesis 9:16).

Noé era agricultor e plantou uma vinha, e bebeu do vinho, embebedou-se e descobriu no meio de sua tenda e viu Cam, o pai de Canaã, a nudez de seu pai e fez saber a ambos os seus irmãos e então Sem e Jafé tomaram uma capa e vieram com os seus rostos virados para trás e cobriram a nudez do pai, então quando Noé despertou do seu vinho e soube o que seu filho menor lhe fizera, amaldiçoou Canaã, porque não podia amaldiçoar Cam, já que ele havia sido abençoado por Deus ao sair da arca.

E disse: Maldito seja Canaã, servo dos servos seja aos seus irmãos, bendito seja o Senhor Deus de Sem, e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem e seja-lhe Canaã por servo (Gênesis 9:25-27).

A atitude de Cam não poderia invalidar a benção que Deus deu a família de Noé ao saírem da arca, por isso a maldição caiu sobre Canaã.

A maldição de Canaã aponta o juízo que Noé fez da atitude de seus filhos, abençoando pelas boas atitudes e repreendendo a má atitude, quando se tratou da atitude de Cam, certamente ele precisou mostrar que era indevida a zombaria, esta é a principal lição.

Essa maldição que existe até hoje são para aqueles que não aceitaram o Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador.

Cam observou o comportamento de seu pai, demonstrado como desrespeitoso diante da nudez daquele que foi chamado por Deus como varão justo, além de não ter tomado a iniciativa de cobrir a nudez de seu pai, tornou pública a vergonha de seu pai.

Canaã foi amaldiçoado, devido Cam ter visto o seu pai nu e foi relatar a seus irmãos, a maldição para os hebreus tinham um sério efeito de ser hereditário, por isso precisamos de convertermos para que nossos filhos sejam abençoados, a conversão de um pessoa reflete bênçãos para os descendentes, assim como a palavra de Deus gera benção, o pecado gera maldição.

O pecado de Cam foi a desonra ao pai, Cam viu o pai em tal situação e contou aos seus irmãos sem reverência, o concerto do pecado foi em Sem e Jafé ter coberto o pai. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa (Efésios 6:2), o crime de Cam foi descobrir para os seus irmãos o que o pai havia feito de errado, Sem e Jafé receberam bênção devido ter cobrido o erro de seu pai, porque o amor cobrirá multidão de pecados (I Pedro 4:8).

Noé teve a grande oportunidade de Deus para recomeçar uma nova história, porém houve pecado e maldição novamente, o pecado sempre trás maldição, o pecado nos expõe a vergonha, o pecado trouxe divisão familiar.

Noé tinha três filhos e separaram devido o pecado, a casa dividida contra si mesma não subsistirá (Mateus 12:25), para acabar com essa divisão dentro da casa temos que manter firmes na presença de Deus, pois, a oração de um justo pode muito em seus efeitos (Tiago 5:16), o pecado causou maldição para gerações futuras.

O pecado de Noé começou quando ele plantou uma vinha, mas sempre é assim: A pessoa começa semeando o pecado, o solo é o coração, o solo deve ser bem irrigado pela palavra de Deus, o solo precisa ser preparado para receber a semente, em nós mesmos, isso é feito pela oração e pela palavra, para outros, ajudamos a preparar seus corações através da oração intercessora e batalha espiritual.

No caso de Cam, ele escolheu a semente ruim do bornal do inimigo, ao zombar de seu pai. Devemos ter cuidado e saber separar as sementes boas das ruins, pois, sempre colhemos as mesmas espécies que semeamos, não erreis: Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gálatas 6:7). O pecado começa sempre com uma única semente que o inimigo nos dá para plantar, (geralmente a semente é um pensamento) aceitamos a semente, a plantamos e produzimos uma colheita, como resultado, há novas sementes para uma nova semeadura e isso produz uma colheita ainda maior, pequenas áreas de irritação podem se tornar áreas enormes de contenda, neste caso a colheita desta plantação foi a maldição recaída sobre toda uma geração.

Descubram quais sementes foram semeadas para produzir colheitas boas, seleciona-as com cuidado, pois, mais sementes da mesma espécie serão produzidas para continuarmos com as boas colheitas.

O inimigo tentará plantar pequenas sementes na nossa mente até que um dia percebamos que não estamos servindo e colocando Deus em primeiro lugar e claro nem cumprindo sua vontade para nossa vida.

Caso tenha plantado alguma semente ruim, arrependa-se, o arrependimento age como herbicida, as colheitas começam a morrer, mas às vezes, estas colheitas levam tempo para morrer, poderá até aparecer algum broto inesperado, não se desanime não aceite a condenação do inimigo, permita que Deus restaure as áreas de colheitas indesejáveis, arrependa imediatamente quando se achar semeando sementes erradas. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (I João 1:9).

Principios de libertacao

Para sair da escravidão e tirania do pecado: Você precisa de uma libertação. Depois que somos salvos, precisamos de outro milagre: O milagre da orientação divina, pois Deus nos salva para um propósito, o propósito para esta vida aqui é descrita desse modo: Trabalhamos, Deus tem algo que façamos.

O pecado não é súbito, existe um preparo, tudo começa quando algo foi semeado, algo foi plantado, isso fala da fraqueza da carne. Esta palavra fala do perigo do álcool que foi a causa de tanta maldição, quantas virtudes perdem-se por causa da bebida alcoólica, quantas famílias destruídas, quantas carreiras perdidas, quantas pessoas talentosas que perderam tudo por causa do vinho, o texto também fala de uma profissão perigosa, existem profissões que não convém a servos de Deus, precisamos vigiar a todo o momento.

Quer percebamos ou não, em toda a nossa vida temos semeado e colhido, vamos examinar as safras que já produzimos e decidir quais delas queremos perpetuar e quais queremos destruir, uma vez que temos lidado com as velhas safras, começaremos a semear para produzir as novas.

Comecem a olhar cada aspecto de sua vida como uma agricultura. Certifiquem-se daquilo que tem sido plantado e das safras que tem sido produzida. Temos uma tendência de nos concentrarmos naquilo que está errado. Lembre-se de olhar as boas safras também. Em cada uma das áreas, examinem o que tem colhido e então determinem o que foi semeado para produzir aquela safra.

Se há alguma erva daninha, arrependam-se, o sangue de Jesus cobre todos os pecados confessados, os conflitos ocorrem em nossa vida quando não estamos arrancando com cuidado as ervas daninha. O inimigo dará tantas sementes para semearmos, (Mateus 13:24-27) se permitirmos que ele semeia joio no meio do trigo, o resultado é julgamento, crítica e conflito, se deixarmos o ciclo continuar iremos receber novas sementes para semear, o inimigo não joga limpo, ele até nos faz lembrar daquelas velhas colheitas que já se foram há muito tempo, ele faz embalagens com todo tipo de papel atraente para fazer com que as peguemos e plantemos, as sementes de conflito surgem destas colheitas do inimigo.

Devemos reconhecer logo essas plantas quando aparecem em nossa agricultura todos os dias, se qualquer coisa aparecer que não é de Deus, arrependa-se, não aceite nenhum pensamento do inimigo, examine cada pensamento, se não for do Senhor é do inimigo, não há sementes neutras.

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.