O rosto de Moisés resplandece – Êxodo 34:29-35

E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele.

Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele.

Então Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram-se a ele; e Moisés lhes falou.

Depois chegaram também todos os filhos de Israel; e ele lhes ordenou tudo o que o Senhor falara com ele no monte Sinai.

Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto.

Porém, entrando Moisés perante o Senhor, para falar com ele, tirava o véu até sair; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado.

Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que resplandecia a pele do seu rosto; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com ele.

Estudo Bíblico

Moisés passou quarenta dias e quarenta noites em comunhão com Deus no monte Sinai e recebeu as tábuas da lei pela primeira vez, ele desce do topo do monte Sinai, pois Deus o tinha alertado que o povo lá embaixo havia se corrompido, havia construído um bezerro de ouro para vossa adoração, a idolatria que era justamente parte daqueles mandamentos que já haviam inclusive passados para o povo, Moisés assustou quando viu o povo se prostrando a um ídolo construído pelas obras de suas mãos, o Senhor que os tinha chamado como um povo que seria um tesouro para Ele, este mesmo povo com os brincos de suas orelhas fabricam um ídolo que de acordo com eles era aquele que os tinham tirado da terra do Egito. O bezerro de fundição é o mesmo que uma máscara, a idolatria encobre a glória de Cristo e a luz deste maravilhoso evangelho e a glória de Cristo que deveria ser refletida em nossas faces, em vez disso uma máscara é colocada, a máscara da nossa carne sobressaindo, a máscara da falta de fé. Deus estava profundamente triste com o povo de Israel que Ele havia tirado do Egito, Deus disse a Moisés que não andaria mais com aquele povo, pois eles eram idólatras, mal agradecidos.

Fiz com que os Egípcios os indenizassem, saíssem do Egito ressarcido, entreguei a benção da prosperidade, entreguei a benção da liberdade e olha o que esse povo fez com aquilo que Eu dei, pegou a minha prosperidade e ofertou para uma imagem que nada vale e ainda pegaram a minha glória e estão dando para o bezerro de ouro.

Moisés meu servo eu não irei com esse povo, eu não estarei mais no meio desse povo, eu me retiro agora do meio desse povo, porque se não Eu vou consumi-los com a minha ira. Moisés compreendendo a idolatria daquele povo, o pecado daquele povo que era a causa do distanciamento de Deus. Moisés então quebra as primeiras tábuas da lei, ele foi o primeiro a quebrar a lei, aliás, o povo já havia quebrado Moisés então tornou ainda mais visível o que já havia acontecido.

Moisés pega a tenda e desloca para o pé do monte Sinai (Êxodo 33:7), distante daquele povo idólatra e começa a entrar sozinho na tenda, porque Deus não ia falar com ele no meio daquele povo idólatra, começa buscar a Deus em particular para garantir que Deus ia continuar aquela peregrinação com eles, Moisés não se conforma se tiver de continuar a peregrinação sem Deus, mas Moisés era um bom pastor, o que ele queria era ficar na presença de Deus, mas ele não queria ficar sozinho na presença Deus, queria que o povo ficasse com ele, então Moisés intercede com Deus pelo povo, e a nuvem descia na porta da tenda, e o povo ficava olhando Moisés dentro da tenda e depois Moisés voltava para o arraial onde não tinha a presença de Deus para falar com o povo, (Êxodo 33:15), ele dizia: O povo é obstinado, eu concordo com o Senhor, mas é o teu povo, é o povo que o Senhor tirou do Egito, esse povo precisa ser trabalhado com paciência, Deus perdoa os nossos pecados, perdoa as nossas iniqüidades e vai conosco Senhor, então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.

Moisés Então lhe disse: Rogo-te que me mostres a tua glória (Êxodo 33:18). Após Deus ter concedido a sua misericórdia e graça e ter perdoado o povo, Moisés pede para ver a face do Senhor, a glória de Deus, o Senhor fala que ninguém pode ver a face de Deus e ficar vivo após o encontro, o Senhor então promete a Moisés que mostrará a sua bondade juntamente com a sua glória e passará adiante dele e diz a Moisés para se esconder em uma rocha e quando o Senhor passar Moisés vai ver apenas a suas costas, veja que a face de Deus é algo a se temer, fala de entrar em uma intimidade indevida, espiritualmente falando, significa entrar nos aposentos do Senhor, tem coisas que cabem a Deus apenas e é com Ele que devemos aprender, a glória de Deus passa, mas Moisés estava alí protegido dentro daquela rocha (Êxodo 33:22 e 23).

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tiago 4:7). Que a nossa carne pereça, para que finalmente possamos ver o Senhor face a face.

Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro como em espelho, mas então veremos face a face. Agora conheço em parte, então, conhecerei plenamente da mesma forma com que sou plenamente conhecido (I Coríntios 13:12). A vinda do Senhor se aproxima, estamos sendo preparados em comunhão com o Senhor para também com Ele nas nuvens nos encontrarmos, Ele vê o nosso potencial e age com sua misericórdia em cima do potencial que Ele vê.

Moisés sobe novamente ao monte Sinai e fica por mais quarenta dias, lá em cima onde Deus deu-lhes as novas tábuas da lei, quando Moisés subiu em extrema comunhão com Deus, a glória de Deus, uma nuvem cobriu o monte e o Senhor chama Moisés para dentro da nuvem, esta nuvem é símbolo de um descanso que Deus quer nos dar, sábado símbolo de descanso das nossas obras, das obras da carne para com isso fazermos as obras do Senhor, sábado é o símbolo de Cristo reinando em nossas vidas, o Senhor chamava o povo de Israel para estar em comunhão, mas eles falharam grandemente, Moisés per­maneceu no monte quarenta dias e quarenta noites em comunhão com o Senhor, ele recebeu lá em cima as leis e as instruções para o tabernáculo, porém o povo lá embaixo achando que Moisés não tinha sobrevivido aquele encontro tenebroso, mas maravilhoso face a face com Deus, onde o monte estava resplandecente, símbolo de uma comunhão profunda com o Senhor, assim como o caminho que devemos seguir.

Quando Moisés desce novamente do monte com as duas tábuas da aliança nas mãos, e desta vez o povo esperava por ele, o que ele não estava ciente que a pele do seu rosto resplandecia por ter conversado com o Senhor (Êxodo 34:29), a glória do Senhor desce sobre ele de forma que brilhava o seu rosto depois daquele encontro maravilhoso com Deus, todo o Israel temia a falar com Moisés devido a glória de Deus resplandecer no rosto de Moisés, o brilho do evangelho de Cristo em nossas vidas, o caráter de Cristo em nós, Quando acabou de falar com eles, co­briu o rosto com um véu e quando falava com Deus retirava o véu (Êxodo 34:33 e 34), para ver a glória de Deus, primeiramente temos que aceitarmos Jesus como salvador e pedir perdão dos pecados e assim teremos acesso a glória de Deus.

O véu descrito em muitas passagens está relacionada a nossa carne, este véu realmente tem que ser rompido em nossas vidas, para que possamos entrar na verdadeira presença do Senhor e sermos participantes da sua glória.

E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito (II Coríntios 3:18)

Que compremos do Senhor ouro provado no fogo para que te enriqueças e roupas brancas para que cubra a vergonha da nossa nudez, um coração verdadeiramente quebrantado é a senha que leva o Senhor a nos restaurar. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados (Mateus 5:4).

Diante de nós está o penhor do Espírito Santo, um ministério glorioso escrito em nossos corações, vemos a riqueza da palavra de Deus que busca espaço para ser escrito em nossos corações para que nós com a face descoberta refletindo como espelho a glória do Senhor, não atentando nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem pois estas são eternas.

É o Espírito Santo que nos transforma nesse processo crescente, onde amadurecemos resplandecemos esta glória cada vez mais forte em nossos rostos, devemos sempre buscar direção de Deus para nossas vidas, esta luz do evangelho de Cristo deve brilhar em nossos rostos, a nuvem fala da maravilhosa vinda de Cristo, onde finalmente estaremos com o pai.

Não desista, permaneça na presença do Senhor e peça perdão, esse processo que fez Moisés se tornar uma pessoa resplandecente, Deus quer fazer a sua vida resplandecente, temos que buscar a Deus, suplicar, rogar e pedir perdão dos pecados, das iniqüidades, principalmente como nós temos através da pessoa de Jesus Cristo que morreu para perdoar os nossos pecados, estamos no mundo, mas não somos do mundo, estamos no arraial para incomodar as pessoas com a glória de Deus e através da nossa vida outras pessoas possam se render aos pés do Senhor.

 

Seja um Missionário, basta somente curtir ou compartilhar que você estará contribuindo com as Missões. Que Deus lhes abençoe grandemente.

Download

Anúncios

2 respostas em “O rosto de Moisés resplandece – Êxodo 34:29-35

  1. eu agradeço que tenha sempre no caminho do senhor >>.
    Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.
    amaro de souza ferreira neto.amem

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.