Moisés fere a rocha e as águas saem – Números 20:7-13

E o Senhor falou a Moisés dizendo:
Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado.
E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor; e se santificou neles.

Estudo Bíblico

Em Êxodo 2:11 percebemos que aos quarenta anos Moisés possuía a personalidade definida, temperamento formado, já sabendo que ele era um Hebreu, ele era um filho adotivo, não era filho de Faraó, nem da filha de Faraó. Moisés vai visitar os seus irmãos e vê um Egípcio judiando, maltratando de um Judeu, se Moisés fosse um homem manso naquela época, teria apaziguado a situação, mas em vez disso, olhou dos lados, não havendo testemunhas, feriu o Egípcio sem prévio aviso, matou-o e escondeu seu cadáver na areia.

Moisés olhou dos lados e esqueceu-se de olhar para cima, onde tinha uma testemunha e essa testemunha viu que Moisés tinha um coração duro, mas Deus estava o chamando para uma grande missão e resolveu investir na vida desse homem e a primeira coisa que Deus vai ensinar a Moisés é ser um homem manso.

Em Êxodo 3:1-6 vemos que Deus mostra a Moisés a sarça ardente, e Deus chamou Moisés a se humilhar naquele primeiro encontro, e Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá, tira as sandálias de teus pés, porque o lugar em que tu estás é terra santa.

Naquela época somente os escravos retiravam as sandálias dos pés, então Moisés começa a entender que ele precisava se controlar e então retirou as sandálias dos seus pés, se humilhou, se fez como os escravos, então Deus começa a conversar com Moisés.

primeira experiencia

Deus fala a Moisés: O nosso povo está sofrendo, Eu vou usar você para libertar aquele povo do Egito, mas Eu já sei que Faraó não vai permitir que aquele povo saia livre, Deus estava mostrando que ele teria oposição, por isso ele precisaria aprender a controlar suas emoções.  

Deus mandou Moisés colocar a mão dentro da roupa, quando tirou, estava coberta de feridas, Deus mandou colocar a mão novamente e a mão voltou ao normal, Deus quis dizer que Moisés não faria nada com as mãos, não usaria a força humana, quem ia fazer tudo era Deus. 

Deus perguntou: O que é isto em sua mão? Moisés disse: é um cajado, Deus disse: joga ele no chão, e Deus transformou aquele cajado em serpente e Deus disse novamente: Agora pega a serpente pela calda, Deus estava querendo dizer a Moisés para obedecer: Pegue a serpente pela calda, normalmente as pessoas pegam a serpente pela cabeça, mas Deus queria mostrar coisas novas para Moisés, queria mostrar que Ele está no controle de tudo. 

Mas, mesmo vendo todos esses milagres, em Êxodo 4:10-17, vemos Moisés questionando tudo a Deus. Quem sou eu? Por que o Senhor escolheu alguém como eu? Assassino, hebreu, pastor de ovelhas, filho adotivo e ingrato, tenho problemas na fala e não posso expressar bem.

Moises era

Não somos nós que o libertaremos, somente Deus pode libertar, sem o Espírito Santo estaremos tentando o impossível. Este é o plano de Deus, usar o seu poder em seu povo, para realizar seu propósito de acordo com seu plano.

Deus mostrou a Moisés, os quatros segredos espirituais:

Libertador

A dinâmica de sua vida é traçada por Deus, você pode nunca saber o porquê, mas Deus nos faz do jeito que Ele nos faz. Deus faz muitas coisas extraordinárias através de pessoas comuns, porque elas estão disponíveis.

periodo Moises

Moisés esteve no seminário de Deus por quarenta anos, nesse período ele aprendeu a ser manso e humilde de coração, se tornou o homem mais manso de todos os homens, em Mateus 11:29 lemos: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. O que é um jugo? Peça feita em madeira e utilizada para prender os bois ao arado ou fardo. Quando aceitamos Jesus Cristo como Salvador das nossas vidas, Ele coloca o seu jugo sobre nós e andamos junto com Ele e a primeira coisa que Ele quer que aprendamos com Ele é ser manso e humilde.

Jesus disse: Bem aventurado os mansos, nas Escrituras a palavra manso significa algo como dócil, submisso, Jesus era manso porque sempre fazia a vontade de seu pai, Ele se tornou manso porque aceitou completamente o julgo da vontade do pai. 

Depois de ter passado quarenta anos no deserto, Moisés tomou o jugo e andou juntamente com Deus e se tornou um homem inigualável, um dos mais importantes homens de Deus que já existiu, como ele era especial e importante, em Números 12:3 lemos as seguintes palavras: Moisés era um homem muito manso, mais do que todos os homens que havia na terra, e nos versículos 6 a 8 Vemos Deus dizendo que se entre vós houver alguém que vê a minha semelhança, isso quer dizer: Se formos Espirituais, porque Deus é Espiritual, Eu em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele. O Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamente. 

Quando entendemos a definição da palavra manso, compreendemos o elogio feito a Moisés, Moisés era um homem muito manso, vemos Deus falando que trocaria a Nação inteira por um homem apenas, Ele disse com pestilência os ferirei e os rejeitarei, mas farei de ti povo maior e mais forte do que este.

Deus valorizou tanto esse homem manso porque ele estava disposto a fazer a vontade de Deus, por isso Deus trocaria toda uma Nação por um homem apenas, isso é impressionante, impressionante também é a intimidade que Moisés tinha com Deus, no livro de êxodo Deus disse a Moisés que havia um lugar perto Dele que Ele queria que Moisés habitasse e Moisés decidiu que era nesse lugar onde ele queria estar.

Moisés queria estar perto de Deus e ele estava perto de Deus como ninguém tinha antes ficado, ele estava tão perto de Deus e Deus o valorizava tanto que chegaria trocar uma Nação inteira por ele, isso é impressionante. 

Em Número 20:7-13 vemos que Moisés não entrou na terra prometida, no final Deus não trocou uma Nação inteira por Moisés por causa do seu pecado. 

Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles, porque irritaram o seu espírito, de modo que falou imprudentemente com seus lábios (Salmos 106:32-33).

Esse foi o motivo de Moisés não ter entrado na terra prometida, porque a congregação irritou o seu espírito e ele falou imprudentemente, contenderam com o Senhor e não crestes no Seu poder.

Moisés e Arão ficaram indignados ao ver aquele povo ingrato, depois de todos os milagres que Deus já havia feito no meio deles, desobedeceram às instruções precisas de Deus. A ira se torna um pecado quando permitimos com que transborde sem limites, tornando-se em cenários irreversíveis. Moisés e Arão buscaram fazer justiça com as próprias mãos. Em Romanos 12:19 vemos Deus dizendo que a Ele pertence a vingança, Eu é que retribuirei, diz o Senhor.

E além da ira excessiva e a falta de crer em Deus, Moisés e Arão se santificaram neles, não honraram a santidade de Deus ao tomar para si o crédito de prover água. Foram imprudentes no falar, deixando de dar glória a Deus, para lançar aquele feito sobre si mesmo e Arão. Deus fora desonrado perante a congregação de Israel, quando devia ter sido engrandecido e exaltado.

Por isso Deus trata com Moisés para que a segunda geração tivesse temor. Moisés sofreu uma pressão tão grande do povo de Israel que acaba pecando diante do Senhor, mas ele não deveria ter feito o que fez, ele chegou a lamentar o pecado que cometeu em Deuteronômio 4:21-22, e nunca mais tocou no assunto.

Às vezes Deus permite que passemos por dificuldades, que soframos com as tempestades da vida, para que nos voltemos para Ele e percebamos que Ele é a fonte da vida; Deus é tudo de que precisamos para viver da maneira como Ele planejou que vivêssemos. É através das nossas caminhadas pelo deserto e das dificuldades que Deus nos faz saber que, nem só de pão vive o homem. O homem vive pela obediência de cada detalhe da Palavra de Deus.

Fomos libertos com um propósito, fomos salvos para um propósito e esse propósito é conhecer e adorar a Deus.

Quando Moisés buscou a Deus naquelas condições de esgotamento nervoso, Deus lhe disse que ele precisava ser restaurado e mostrou-lhe o caminho de justiça, que daria a ele descanso para sua alma.  Esse caminho consiste em deixar que Deus faça a parte que só Ele pode fazer e lembrar-se que no plano natural a obra de Deus é feita através de um trabalho de equipe.  É assim que Deus restaura seus servos quando eles estão esgotados, então Moisés percebeu que Deus havia preparado 70 homens responsáveis que o ajudaria a levar a carga, Deus ungiu 70 homens com o Espírito Santo, que sob a liderança de Moisés o ajudaram a conduzir o povo. Ele deixou de se fixar na situação, e aprendeu a organizar e delegar trabalho, para que outros o ajudassem a carregar o fardo.

É difícil acreditar que um homem de tanta importância na Bíblia como foi Moisés pudesse ficar esgotado.  Isso aconteceu porque Moisés era tão humano quanto qualquer um de nós. 

A Bíblia está cheia de histórias de pessoas que lutaram contra o mesmo estresse e as mesmas pressões que hoje nos fazem descobrir nossas limitações e fraquezas humanas, essas pessoas são exemplos para nós porque deixaram que o Espírito de Deus controlasse suas limitações. 

Moisés pode ser acrescentado à lista de outras personagens da Bíblia que mostraram que Deus tem prazer em fazer coisas extraordinárias através de pessoas comuns, simplesmente porque elas estão disponíveis.  

A experiência de Moisés com Deus mostra que as pessoas que Deus usa, devem estar disponíveis para Ele.  Esse é o requisito mais importante: Disponibilidade para Deus. 

Aprendemos muito com a grandeza de Moisés, com seu esgotamento e também com o seu pecado.  Deus usou Moisés porque ele estava disponível.  Deus quer nos usar, se estivermos disponíveis. Disponibilize-se para Deus, diga a Ele que você está disponível não importa como, onde e o que fará, mas diga que você está disponível para obra Dele.

Arão morre no monte Hor (Números 20:23-29) por causa do mesmo pecado de Moisés que morre em seguida no monte Nebo (Deuteronômio 32:48-52), porque eles transgrediram o Senhor e não O glorificaram no meio dos filhos de Israel nas águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim.

A primeira geração do povo de Deus morreu no deserto, porque não creu. Moisés era um homem tão especial que pediu a Deus que perdoasse o povo, e Deus perdoou o povo muitas vezes, como o povo vivia em pecado, Deus perdoou, mas não permitiu que eles entrassem na terra prometida, somente Josué e Calebe.

Essa é uma linda ilustração da palavra graça de Deus. Apesar de Deus não ter permitido o povo de Israel entrar na terra prometida, Deus os perdoou.

A graça de Deus derrama sobre nós o seu favor e as suas bênçãos que não merecemos. Deus não nos abençoa porque somos bons. Deus nos abençoa porque Ele é bom e porque nos ama. É isso o que a palavra graça significa. A graça de Deus é a fonte da nossa salvação. 

Não recebemos a graça porque somos bons, Deus nos ama mesmo quando erramos e nada do que façamos pode conquistar o seu amor, porque o amor de Deus não é conquistado ou perdido de acordo com nossas atitudes. 

Nada que façamos fará com que Deus deixe de nos amar. O Seu amor é incondicional. O amor incondicional de Deus abastece sua misericórdia e sua graça. 

O amor de Deus e suas bênçãos não se baseiam em nosso comportamento, quando entendemos que as palavras graça, misericórdia e amor expressam o caráter e a personalidade de Deus, percebemos também que não há nada que possamos fazer para conquistar o amor de Deus. Ele vai nos amar sempre porque a essência de Deus é misericórdia, graça e amor.

Essencia de Deus

Não há como perder a misericórdia, a graça e o amor de Deus por causa dos nossos erros. Deus não nos ama por causa das coisas boas que fazemos e nem vai deixar de nos amar porque erramos. Deus nos ama. Jesus também nos ama, quando agimos bem e quando agimos mal, mesmo que isso O entristeça.  

Quando amamos a Deus com a consciência de que seu amor é incondicional vamos querer agradá-lo e não magoá-lo. Essa deve ser nossa motivação, para limpar nossas vidas de tudo aquilo que entristece a Deus, servindo-o e expressando nossa resposta a esse amor em grata e amorosa adoração. O apóstolo Paulo nos exorta a não recebermos em vão a graça de Deus (II Coríntios 6:11). 

Assim como é pecado falar o nome de Deus em vão, também é pecado receber a graça Dele em vão. Se Deus nos ama e derrama sobre nós sua graça, se não fizermos nada com essa graça, estaremos cometendo o pecado de usar o nome do Senhor em vão.  

O homem abençoado por Deus, não é abençoado por acaso ou por coincidência, suas bênçãos são um banquete de conseqüências, ele é abençoado porque é um homem que crê na palavra de Deus, ele ama a palavra de Deus e tem prazer nela, ele medita nela dia e noite, por isso ele é como a árvore que tem suas raízes firmadas em solo fértil e é por isso que Deus o abençoa.

 

Seja um Missionário, curta ou compartilhe que você estará contribuindo com as Missões. Que Deus lhes abençoe grandemente.              

Download

Anúncios

2 respostas em “Moisés fere a rocha e as águas saem – Números 20:7-13

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.