Josué envia dois espias a Jericó – Josué 2:1-24

 

E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.

Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra.

Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.

Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram.

E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.

Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado.

E foram-se aqueles homens após eles pelo caminho do Jordão, até aos vaus; e, havendo eles saído, fechou-se a porta.

E, antes que eles dormissem, ela subiu a eles no eirado;

E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.

Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.

O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.

Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,

De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.

Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.

Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.

E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, não vos encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias, até que voltem os perseguidores, e depois ide pelo vosso caminho.

E, disseram-lhe aqueles homens: Desobrigados seremos deste juramento que nos fizeste jurar.

Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai.

Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.

Porém, se tu denunciares este nosso negócio, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.

E ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.

Foram-se, pois, e chegaram ao monte, e ficaram ali três dias, até que voltaram os perseguidores, porque os perseguidores os buscaram por todo o caminho, porém não os acharam.

Assim aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e chegaram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera;

E disseram a Josué: Certamente o Senhor tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão atemorizados diante de nós.

Estudo Bíblico

Raabe era considerada um problema por muitas pessoas, a essência da ética cristã é sempre dizer a verdade e nunca uma mentira se quer, porque sou justo, não posso mentir? No capítulo 2 do livro de Josué, Raabe a prostituta responde a nossa pergunta: Chegaram alguns Judeus na sua casa e ela os escondeu, quando as autoridades vieram perguntar sobre o paradeiro dos Judeus ela lhes deu pistas falsas e os mandou para outro lugar, ela foi honrada por isso.

No Novo Testamento no capítulo 11 de Hebreus, Raabe a prostitura é mencionada como heroína da fé, o fato de ter escondido os Judeus, depois ter mandado as autoridades irem atrás do vento salvou a sua vida, muitas pessoas não aceitam isso, elas dizem: Ei! Espere um pouco, eu aprendi que devemos ser sempre íntegros, nesse caso temos uma prostituta que mentiu, essa não dá pra engolir, ela mentiu e ainda entrou para lista dos heróis da fé, para muitas pessoas isso é incompreensível e para outras é um problema, se você prestar atenção nessa história verá que ela não entrou na lista dos heróis da fé porque mentiu.

No capítulo 11 de Hebreus nós vemos que pela fé Raabe a prostituta não pereceu com os incrédulos, quando os Judeus espias foram para a casa de Raabe a prostituta, ela demonstrou sua fé nas palavras que disse, ela disse: Eu sei que o seu povo representa o Deus vivo e verdadeiro, muitos na cidade estão morrendo de medo, sabemos que Deus está com vocês, quando vocês entrarem aqui nessa terra, prometam-me que não me matarão? Os espias então fizeram um acordo com ela, eles disseram: Pegue um cordão vermelho e amarre-o a janela de sua casa, sua casa era no muro de Jericó, os muros eram tão largos que as casas eram construídas no topo deles, é claro que o cordão vermelho pendurado na janela é uma linda figura da salvação como a arca de Noé no livro de Gênesis.

Eles disseram para ela: Amarre esse cordão vermelho à sua janela e todos da sua família que estiverem dentro da casa serão poupados, todos na cidade serão mortos, mas você será salva, porque ela foi salva? Porque ela escondeu os espias e mentiu por causa deles? Não, ela foi salva porque creu, ela creu que aquelas pessoas era o povo de Deus e que o Deus vivo e verdadeiro estava com eles, Raabe mostrou sua fé no Deus vivo e verdadeiro, sua fé a salvou, além disso ela entrou para a genealogia de Jesus por causa dessa fé. Creio que aquele cordão vermelho amarrado na janela possa ser chamado de a figura da fé. Todos são salvos pela fé.

Fatores que compõem a fé:

Perpetuação da fé

Devemos fazer com que nossa fé se torne perpétua, fazer com que se torne duradoura, passar de uma geração para outra, as escrituras nos exortam que a palavra habite em nosso coração, para que amemos o Senhor nosso Deus, de todo nosso coração, de toda a nossa alma e de todas as nossas forças e depois ensinemos diligentemente aos nossos filhos (Deuteronômio 6:5-7), que tomemos cuidado para não quebrarmos o centrado com Deus, nós poderíamos usar a palavra aliança, aliança é um contrato entre Deus e o seu povo. Se tomarmos o cuidado em obedecer cada uma das leis seremos bem sucedidos em tudo que fizermos, devemos meditar nelas de dia e de noite para termos certeza que iremos obedecer totalmente, só assim, seremos bem sucedidos. Sejamos fortes e corajosos e lembremos que o Senhor estará conosco onde quer que iremos.

Palavra de Deus.jpg

Perplexidades da fé ou problemas perplexos da fé

Se eliminássemos todos os problemas eliminaríamos também a necessidade de fé, quando estudamos fé não devemos ficar desanimados com os problemas que são relatados. Raabe foi considerado um problema para muitas pessoas.

Prova de fé

Quando formos entrar na nossa Canaã espiritual, Deus firmará nossa fé a fim de nos encorajar. O Salmo 137 diz: Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, isso significa que quando tomamos um passo de fé, Deus nos abençoa, confirma esse passo e nos encoraja para que saibamos que estamos andando no caminho pelo qual Ele nos dirige, portanto Deus confirma nossos passos.

O pré requisito da fé: Antes de você entrar na terra prometida das bênçãos de Deus, pergunte-se se há algum pecado em sua vida, você precisa tirar isso.

O tipo de fé que nos possibilita entrar em nossa terra prometida espiritual e receber o carisma para viver uma vida de santidade, esse tipo de fé é prático, não é nada místico nem subjetivo, não é difícil ter o conceito de fé.

Fé é obediência, obediência é uma expressão de fé, porque fé é caminhar, a fé que caminha é a fé que funciona, é esse tipo de fé que vence a batalha, você tem esse tipo de fé? Por acaso você acha que fé é algum tipo de proposta intelectual? No Novo Testamento Jesus afirmou que suas palavras não eram apenas palavras de um rabino, Ele disse: As palavras que eu ensino a vocês são as palavras de Deus, no capítulo 7 de João quando as pessoas perguntaram: Mas como pode ser isto? Jesus respondeu: Se desejar fazer minha vontade saberá se o meu ensinamento vem de Deus ou se é apenas um ensinamento de mais um rabino, o que Jesus quis dizer foi que, se você realmente quer obedecer e quer saber, terá que colocar em prática, terá que tomar uma atitude, essa abordagem é contrário ao intelectual, o intelectual sempre costuma dizer: Ei! Você tem que me convencer para eu sentir voluntariamente, você tem que me convencer aí eu sinto e sigo voluntariamente, mas Jesus disse: É exatamente o contrário: Você se compromete voluntariamente e depois se convence intelectualmente, primeiro você caminha e depois descobre a fé que funciona e a fé que dá vitória, mas antes você tem que se comprometer a andar, os intelectuais a século dizem: Ver para crer, mas Deus diz: Crer para ver.

Creio que Deus fala conosco em particular, Deus nos revela seu plano, é isso que Ele quer que façamos, algumas vezes Deus testa a nossa fé deliberadamente com o seu plano, se você conhece bem a Deus pode confiar no seu radar divino e saber que é Ele que está mandando você fazer, faça tudo que Ele mandar, se você sabe que é Deus que está mandando você fazer alguma coisa faça-a com toda segurança, mas você pode ter certeza de que Ele não irá levá-lo onde sua fé não o pode manter, Deus tem um propósito e ordem para tudo que faz, Ele tem um plano cuidadoso e maravilhoso traçado, as vezes Deus testa nossa fé. A fé é prática, quando a fé caminha, ela funciona, e quando a fé funciona, ela conquista as batalhas da vida.

A fe

A perversão da fé

Existe um padrão conhecido de pecado, ele é: Vi, desejei, peguei, aprendemos uma lição sobre o pecado, aprendemos que a certas ocasiões em que a vontade de Deus é tão óbvia que orar torna-se até imoral, é hora de agir e não de orar.

Padrao de pecado

Deus não estará conosco se houver pecado em nossas vidas, Deus não estará conosco se houver desejo de pecado em nossas vidas, segundo as escrituras o pecado causa um curto-circuito em nosso relacionamento com Deus, nós não podemos esperar as bênçãos de Deus sobre nós e sobre as coisas que fazemos se estivermos em pecado, mesmo que os outros não saibam de nada, a palavra confessar é composta de duas palavras: Falar e a mesma coisa, ou seja, falar a mesma coisa, isso é confessar, quando você confessa o seu pecado é como se estivesse revistando os atos e obras diante de você mesmo, em determinado momento Deus apontasse o pecado em sua vida.

Quando Deus aponta o dedo para o pecado em nossa vida de acordo com o Apóstolo Paulo em Colossenses, você deve eliminar esse pecado para que as bênçãos do Senhor retornem para você. Mesmo que o pecado seja tratado e confessado haverá conseqüências.
A regra é: Deus é um Deus de ordem e de projeto, por isso podemos contar que Deus e os homens de Deus têm um plano.

O homem sábio faz planos, mas o insensato não faz planos e ainda se orgulha disso, se você é uma dessas pessoas que não planeja que não sabe de onde veio, nem onde está, nem para onde vai, não culpe Deus por isso, nosso Deus é um Deus de ordem, de projetos que sempre faz planos.

A percepção da fé

Um dos elementos mais importantes da fé é o discernimento, para viver uma vida de fé você precisa conhecer a vontade de Deus, quando as pessoas descobrem que existe a vontade de Deus para suas vidas, elas querem descobrir qual é, para saber qual é a vontade de Deus, você tem que ter o Espírito Santo para que Ele dê a você discernimento Espiritual e para uma pessoa ter a orientação do Espírito Santo ela precisa ser uma seguidora de Cristo, a estratégia do inimigo é enganar, simular e imitar tudo de Deus, o inimigo foi um anjo de luz, o poder do inimigo é bem real, na dimensão espiritual existe o poder de Deus e o poder do inimigo, nem tudo que é espiritual é do Espírito Santo.

fe discernimento

Três obstáculos para a fé

O mundo: Somos atraídos pelo mundo, vemos, desejamos e pegamos, as coisas do mundo nos distrai e o mundo é um grande inimigo da nossa fé;

A carne: Geralmente a carne está associada com a nossa tendência ou disposição para o pecado, Jesus disse: O espírito está pronto, mas a carne é fraca, portanto, o espírito pode vencer a carne se ela estiver sob a perspectiva correta;

O inimigo: A estratégia do inimigo é nos convencer a fazer o bom e não o melhor para nossas vidas é por isso que alguns dizem que o inimigo do melhor é o bom.

Deus nos manda entrar na terra de Canaã e conquistá-la por completo e obter uma vitória completa sobre nossa Canaã espiritual, muitos são libertos do Egito espiritual, muitos nunca chegam nem a entrarem em Canaã, uns entram, mas não conquistam muito dela, talvez uma ou duas Cidades, isso é o máximo que conseguem conquistar. E você? Já conquistou sua Canaã espiritual? Tome posse de sua bênção espiritual, conquiste a terra de Canaã e extermine o adversário.

 

Seja um Missionário, basta somente curtir ou compartilhar que você estará contribuindo com as Missões. Que Deus lhes abençoe grandemente.

Download

Anúncios

2 respostas em “Josué envia dois espias a Jericó – Josué 2:1-24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.