A Lei da Família e do Casamento

Eu acredito que você pode contar que Deus sabe como consertar um casamento, por que foi Ele quem fez o casamento, foi Ele quem o criou, não importa qual seja a pergunta, devemos sempre perguntar a opinião de Jesus. Se vocês quiserem saber como o casamento deveria ser, precisam voltar ao começo e estudar na Bíblia sagrada o plano inicial de Deus para o casamento.

No capítulo um de Gênesis, nós lemos: Façamos o homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança, criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou, Deus os abençoou, Ele disse: Sejam férteis e multipliquem-se, encham e subjuguem a terra.

Em todo o relato da criação Deus olhou para o que Ele fez e disse: Está bom, quando criou o homem, Deus disse: Muito bom, mas quando chegamos ao capítulo dois, encontramos não é bom: Não é bom que o homem esteja só, farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda, então o Senhor Deus fez o homem cair num profundo sono, enquanto ele dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne, com a costela que Ele havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele.

Disse então o homem: Esta sim é osso dos meus ossos e carne da minha carne, ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada, por essa razão: O homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher e eles se tornarão uma só carne, você encontrará esse relato no livro de Gênesis, nos capítulos um, dois e cinco, para enfatizar e a ênfase está em Deus ter criado o homem.

em toda criacao

Deus criou o homem macho e fêmea, criou-os biologicamente, visando que se tornassem parceiros, a palavra Adão em hebraico significa homem, e os abençoou e os mandou que povoassem a terra e multiplicassem.

A Bíblia inicia esse assunto dizendo que os dois devem ser uma só carne, essa é lei da vida que a chamamos de: A lei do casamento e da família.

O casamento e a família são uma lei de Deus, os planos de Deus é que duas pessoas macho e fêmea se juntem para formar uma parceria, se você estudar a maneira como Deus os criou biologicamente, verá que é óbvio que o propósito de Deus foi que essas duas pessoas formassem uma parceria e essa parceria tem um propósito, que vai além do homem ser uma benção para a mulher e a mulher ser uma benção para o homem.

O plano de Deus é que eles povoem a terra com pessoas boas, portanto, é óbvio, se você pensar um pouco para que esse plano funcione, Deus deve ter dois parceiros adequados, os parceiros certos, para que esses pais sejam adequados, eles devem ter uma parceria adequada, e para que a parceria dê certo, é necessário que sejam parceiros certos.

A parceria que Deus planejou, quando criou macho e fêmea, não era feita de dois parasitas um sugando o outro não, também não era feita de uma pessoa e um parasita onde um suga a vida do outro. O plano de Deus era que esses dois indivíduos pudessem ministrar um para o outro, como Deus planejou. Se você catar os princípios desse ensinamento, você verá que eles são tão verdadeiros hoje, quanto eram quando ocorreu a criação.

proposito de Deus

Deus criou o homem e disse que ele estava incompleto, não era bom que ele ficasse incompleto, que ficasse só, vou fazer alguém que vai completá-lo, alguém que o auxilie e corresponda a ele, em hebraico quer dizer: Alguém que o complete.

Um homem é incompleto sem uma mulher, a mulher deve completar o marido, se você lê a Bíblia com base nesse grande plano de Deus, nessa lei maravilhosa de Deus para o casamento e para a família, vai concluir que temos papéis a cumprir.

No plano de Deus o macho é o macho e deve agir como macho, o macho tem um papel e uma função, tudo isso está sendo fortemente atacado nos dias de hoje pelos sistemas do mundo, há tantos grupos que dizem que a mulher tem que provar sua igualdade, mostrando que pode fazer tudo que um homem faz, em outras palavras, provando que ela é tão boa quanto o homem, fazendo o que o homem faz, ela prova o seu valor mostrando a importância do seu papel e de sua função, se ela não tem o mesmo papel do homem, ela não tem o mesmo valor do homem, é assim que dizem.

Lei básica da família e do casamento:

piramidefamilia

É impossível ter uma pirâmide só com a parte de cima, com o topo, é impossível ter uma pirâmide só com a parte do meio, da mesma forma é impossível um pai ou uma mãe equilibrado sem a orientação de Deus e é impossível que a parte do meio exista sem a base, a base é fundamental, é o vital da pirâmide, as pessoas formam a parte maior, a fundamental, essa parte é vital para o fundamento da pirâmide.

O mesmo acontece com o casamento, cuja parte vital é feita com duas pessoas, pessoas formam a chave do casamento, não dá pra mudar isso, duas pessoas formam a base do casamento.

O casamento começa com cem problemas, consideramos este um ponto muito difícil de ser tratado, se você não consegue reconhecer nem aceitar o fato de que você faz parte do problema, não há conselheiro matrimonial no mundo que possa ajudar a solucionar o problema do seu casamento, se você não conseguir fazer com que você enxergue os problemas que tem, nem puder convencê-lo de que você precisa admitir estes problemas e que precisa de um check-up do pescoço para cima e que tem problemas gigantes, não há esperança para essa parceria, não há solução sem que ele reconheça que tem problemas e que precisa tratá-los, pela graça de Deus é possível, se você conseguir resolver este problema, já resolveu grande parte dos problemas dessa parceria.

Tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão (Mateus 7:5)

O melhor conselheiro matrimonial do mundo é a Bíblia, por isso vamos analisar os seus conselhos, os conselhos dela para o casamento e à medida que fizer isso, você descobrirá alguns padrões, o primeiro é muito realista, toda vez que a Bíblia fala do casamento, ela isola os dois parceiros como duas pessoas, como indivíduo, ela fala com o homem sobre o homem e fala para ele, o que ele pode fazer a respeito de si próprio, quando trata da mulher, fala com ela sobre ela, a Bíblia é sempre muito realista.

O texto da primeira carta de Pedro capítulo três, fala sobre uma mulher cujo marido é desobediente à palavra, o texto continua por seis versículos tratando do assunto, sem falar mais no marido, você pode fazer isso e isso, isso é ser realista, a Bíblia é sempre muito realista, depois o texto chega até a falar com filhos, sobre os filhos, mas não fala sobre os filhos como endireitar seus pais, o texto fala para os filhos o que eles devem fazer a respeito de si próprios, isso é realismo, você é o único que pode mudar qualquer coisa, eu não sei quanto tempo você está casado e se já percebeu que não há nada que a gente possa fazer para mudar o outro, às vezes leva muito tempo para aprendermos isso, mas no final acabamos aprendendo, quem vai responder diante de Deus pelos atos deles são eles próprios, você vai responder pelos seus, você é responsável por você e a única pessoa a respeito que você pode fazer alguma coisa é você mesmo.

A Bíblia isola os parceiros ao dar um aconselhamento matrimonial, não pode se tratar de compatibilidade até que os dois se ajustem com Deus. É possível que agora que estamos estudando a lei do casamento e da família você se interesse em estudar realmente sobre o casamento através da Bíblia sagrada, quero melhorar o meu casamento.

Casamento não é uma questão de meio a meio, nem é cem por cento com as duas pessoas, cada casamento é uma questão de duas pessoas cem por cento com Deus, as pessoas podem ser muito tendenciosas, elas não reconhecem ao fato de que os problemas começam nas pessoas e que a única pessoa que eu posso mudar sou eu mesma, se você estuda esta lei do casamento e da família perguntando o que tudo isso tem haver com você, vai aprender muita coisa, acho que um lar feliz é a melhor coisa do mundo depois da salvação, se você realmente quer aprender com este estudo, estude-o tentando responder a seguinte pergunta: O que este estudo tem haver com Deus? Não apenas o que tem haver comigo, o que tem haver com Ele? Por que Deus instituiu o casamento? Porque criou macho e fêmea? Se você estudar a Bíblia não será difícil descobrir por que Deus quis povoar a terra com pessoas boas.

Como é feliz aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos (Salmos 128:1). As bênçãos do homem abençoado não são coincidência ou acaso, elas são um banquete de conseqüências. Cedo ou tarde todo homem se assentará para o banquete de conseqüências, essa também é uma lei da vida. O Salmo não diz que todo homem é abençoado ou feliz, ele diz: Como é feliz o homem que teme ao Senhor, isso quer dizer: O homem que crê no Senhor é abençoado nos seus caminhos, sem hipocrisia, estamos falando de um homem que teme de verdade, que crê em Deus e procura andar nos Seus caminhos e acima de tudo tem vontade de ser fiel a Deus.

Quando um homem anda nos caminhos de Deus, tem vontade de ser fiel a Deus e procura ser fiel a Deus, ele vai ser fiel também a sua esposa, ele vai ser fiel aos seus filhos, ele vai ter realmente uma vida frutífera na presença de Deus, isso é algo muito importante. O homem deve cumprir a responsabilidade que Deus impôs a ele de ser o cabeça e o sacerdote do lar, essa é uma das principais causas do problema nos casamentos de hoje, por isso não nos surpreendemos quando vemos que Deus começa a tratar do casamento pelo homem, as bênçãos de Deus começa na vida de um homem quando ele crê em Deus e anda nos Seus caminhos, quando ele confia em Deus, Ele encontra o fundamento sobre o qual pode erguer a pirâmide da lei do casamento e da família, por que aquele é um homem abençoado.

O homem abençoado é unido a uma mulher abençoada e eles têm filhos abençoados, então Deus começa a trabalhar, é assim que Deus quer trabalhar, é assim que Ele vai impactar um lar, uma igreja, uma cidade, um país, o mundo.

Por que esse alto índice de divórcio? A família hoje está sob ataque.

Vamos ver o que o Salmo cento e vinte e sete têm a nos dizer, Salomão, o homem mais sábio do mundo escreveu este salmo, veja o que ele disse no final de sua vida: Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção, se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda, será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento, o Senhor concede o sono aqueles a quem Ele ama, temos nesses versículos a história de Salomão, ele disse que é possível você trabalhar muito em vão.

Poucas pessoas trabalharam tanto como Salomão, é possível construir em vão, ele não construiu apenas um templo, construiu cidades, parques, ele não parava de construir, ele foi um grande construtor, mas aqui ele está nos dizendo que é possível construir tudo isso em vão, não devemos ser apáticos em relação a vida, mas também não devemos nos preocupar tanto, a Bíblia nos ensina que não devemos nos preocupar, ela não diz que devemos ser apáticos, mas diz que não devemos nos preocupar com as coisas erradas, é disso que Salomão está falando:  É possível que nos preocupemos inutilmente se nos preocuparmos com as coisas erradas, é possível trabalharmos inutilmente se trabalharmos pelas coisas erradas, é possível construirmos inutilmente se construirmos coisas erradas, depois ele começa falar sobre os filhos, o que tudo isso tem haver com filhos? Ele percebeu que construiu tudo menos a vida de seus filhos, neste Salmo ele está dizendo que não investiu na vida de seus filhos.

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que Ele dá, como flecha nas mãos do guerreiro são os filhos, como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles, não será humilhado, quando enfrentar seus inimigos no tribunal, essa é uma das melhores ilustrações da lei do casamento e da família, Salomão nos deu esse Salmo e um bem para todos nós, ele está dizendo: Não faça o que eu fiz, por que trabalhei, me preocupei em vão, vocês devem se preocupar com os seus filhos, então ele faz essa linda ilustração do casamento e da família, depois de declarar algo bem questionável para a sociedade que vivemos, ele disse: Os filhos são uma herança do Senhor, a direção e a força da flecha que ela é lançada depende da qualidade do arco, Salomão estava olhando para os seus erros do passado e dizendo: Ouça-me, percebam que seus filhos são como flechas e vocês os arcos, dos quais as flechas são lançadas, mas se vocês não tem a direção nem a força para lançarem seus filhos, onde eles vão acabar? Não vão acabar em lugar nenhum.

Deus os colocou juntos, uniu-os e os mantém juntos, devemos colocar Deus em nossos casamentos, temos que fazer isso, é impossível que qualquer casamento ou família dê certo até que Deus participe dele, sem Deus não dá nem pra saber qual é o propósito do casamento, perdemos o padrão, ficamos sem paradigmas, não vamos pra lugar nenhum até que Deus esteja em nossos casamentos.

De acordo com os textos bíblicos que vimos se Deus não nos ajudar a exercer nosso papel, nem cumprir nossa função no casamento, você não consegue ser parceiro adequado sem a ajuda de Deus, foi isso que Jesus disse. Deus é maior, eu não posso fazer, mas Ele pode, vou dormir e colocar tudo nas mãos Dele e então você dorme e Deus poderá restaurar suas forças, não é um milagre, Deus só trabalha quando você descansa Nele, por isso que Salomão disse: Se você não deixar Deus construir seu casamento será inútil você construir qualquer coisa, Deus só vai operar quando reconhecer que você não pode fazer nada, mas Ele pode, portanto de acordo com Salomão, você só conseguirá ser o pai ou a mãe que precisa ser com a ajuda de Deus, você também não conseguirá ser o parceiro adequado que tem que ser sem a ajuda de Deus e ainda, a Bíblia está nos ensinando que não conseguiremos ser as pessoas adequadas que devemos ser sem a ajuda de Deus.

Lembre-se das palavras de Jesus em João quinze capítulo cinco, Ele diz: Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma, o que Jesus quis dizer? É claro que você pode fazer alguma coisa, então você precisa orar: Senhor eu não posso, mas eu creio que o Senhor pode e Salomão disse que se o Senhor não agir, tudo que você fizer será inútil.

Devemos ver Deus em nossos casamentos, devemos ver nós mesmos em nosso casamento, o lado positivo e o lado negativo. Existe um papel e uma função que Deus quer que você exerça, você tem que ver quais são elas, você também tem que aceitar a responsabilidade pelos problemas da sua família e do seu casamento, depois você tem que ver a graça de Deus sobre o seu casamento e sua família, você tem um casamento aos olhos de Deus, você pode dizer que Deus uniu vocês pela sua palavra, assim como Ele levou Eva para Adão, foi plano de Deus, idéia Dele. Tem que ser de acordo com a direção Divina, o que Deus uniu não se separa o homem, só Deus pode manter um casamento.

Anúncios